• Queda de balão provoca incêndio florestal no Fragoso: 8 mil metros quadrados de vegetação foram destruídos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/07/2021 10:36
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Um balão provocou um grande incêndio florestal na Comunidade do Fragoso, na Estrada da Saudade na noite de sábado (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, oito mil metros quadrados de vegetação foram consumidos pelo fogo. Foram quatro horas de combate as chamas que só terminou na madrugada deste domingo (18).

    Veja, em vídeo, parte do trabalho que os bombeiros tiveram:


    O incêndio começou por volta das 21h30 na área de mata no ponto final da Ladeira João Ventura Torres. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil (DC) atuaram no combate. Durante toda a semana a DC vem emitindo alertas para alto risco de incêndios florestais devido a baixa umidade relativa do ar na cidade.

    No alerta, a Defesa Civil orientava sobre os riscos da soltura de balões e a queima de lixo doméstico. De acordo com a DC, os distritos da Posse, Pedro do Rio, Itaipava e Cascatinha estavam na bandeira vermelha, indicando um altíssimo risco para a ocorrência de incêndios florestais.

    Devido à chegada do período de estiagem, a Defesa Civil também começa nessa terça-feira (20), a Ronda Preventiva com planejamento, monitoramento e vistoria das áreas florestais. O trabalho também o Corpo de Bombeiros, o ICMBio, a Rebio Araras, Revisest, Inea e o IBAMA e vai começar pelos locais com maior índice deste tipo de ocorrência, tendo como base as estatísticas oficiais.

    “É um momento decisivo de enfrentamento aos incêndios florestais. O trabalho preventivo, bem como as ações coordenadas e integradas, é fundamental para que a Defesa Civil e os demais órgãos de conservação ambiental estejam preparados para dar uma pronta resposta”, disse o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Gil Kempers.

    Além do monitoramento, os agentes da Defesa Civil seguem com o trabalho de conscientização. Além das notificações, também levando informações importantes para o enfrentamento a este tipo de ocorrência, sobre as leis ambientais, as sanções e providências a serem tomadas, como a construção de aceiros como forma de prevenção.

    A Ronda Preventiva contará com uma viatura, munida de sistema de pressurização e reservatório de água, bombas costais e abafadores. A ronda não se limitará somente ao perímetro urbano, mas também nas estradas e rodovias.

    Últimas