Que tal aquecer o inverno com uma receita alemã de sopa de ervilha?
Aproveitando o clima da Bauernfest, em comemoração aos colonos alemães que vieram para Petrópolis e ajudaram a colonizar a cidade, apresentamos hoje uma receita que pode ser servida a qualquer momento e ajudou muito os imigrantes que subiram a Serra, do Rio a Petrópolis. A receita é a “Sopa de Ervilha – Erbsensuppe”, que está no livro “Antigas delícias e Histórias de Petrópolis” das autoras Renata Pertot e Goreth Kling.
No livro, elas relatam que a “Sopa de Ervilha – Erbsensuppe” é um prato único, que alimenta sem necessidade de grandes preparos. Esta sopa pode ser usada em qualquer ocasião e principalmente no inverno, à noite e para um almoço rápido e nutritivo.
SOPA DE ERVILHA – ERBSENSUPPE
INGREDIENTES:
– 500g de ervilhas secas
– 1 cebola
– 200g de toucinho defumado picado
– 1 folha de louro
– 2 batatas médias descascadas
– 1 cenoura descascada
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino moída a gosto
– 2 linguiças
– 1 litro e meio de água
MODO DE FAZER
Em uma vasilha, deixar a ervilha seca de molho em água fria durante a noite. No dia seguinte, escorrer bem a água. Reservar a ervilha. Colocar em uma panela o toucinho picado para dourar, acrescentar a cebola picada e deixar suar. Acrescentar a ervilha reservada e refogar. Acrescentar as batatas inteiras descascadas, a cenoura inteira e descascada, as linguiças inteiras sem pele, o sal, a pimenta e a folha de louro. Refogar e acrescentar um litro e meio de água. Tampar e deixar cozinhar até que todos os ingredientes estejam macios. (Se usar panela de pressão, o processo dura 25 minutos em fogo baixo). Na hora de servir, cortar as batatas, a cenoura e as linguiças em pedaços regulares. Servir quente.