O incêndio de grandes proporções que teve início em uma loja de consertos de eletrônicos, na Rua do Imperador, na última sexta-feira (14), também atingiu outros estabelecimentos e outro imóvel histórico da cidade. Segundo a Defesa Civil, ao todo foram seis estabelecimentos atingidos, sendo quatro no prédio onde se iniciaram as chamas e dois no prédio amarelo ao lado, à direita.
No imóvel onde o incêndio teve início, dois estabelecimentos foram completamente destruídos e os outros dois foram interditados pela Defesa Civil. Os outros dois estabelecimentos do prédio ao lado, também foram interditados pela pasta.
Ainda segundo a Defesa Civil, técnicos da pasta também vistoriaram os imóveis vizinhos aos atingidos pelas chamas e foi constatado que eles não sofreram danos estruturais.
A pasta destacou ainda que as vistoriais e o monitoramento continuarão sendo realizados, para o caso de existir evolução do quadro dos imóveis atingidos pelo incêndio.
Parte do imóvel é demolido
Ainda na última sexta-feira (14), parte do imóvel com cinco estabelecimentos, onde o incêndio teve início, foi demolido. No início da tarde do mesmo dia, a estrutura da sobreloja (sobrados) colapsou, comprometendo os estabelecimentos que ficam na parte de baixo, levando a demolição de parte do imóvel.
Leia Também: Parte de imóvel atingido por incêndio é demolido
Relembre o caso
Um estabelecimento pegou fogo na última sexta-feira (14), na Rua do Imperador. As chamas foram registradas no número 393 e a fumaça se alastrou pelo Centro Histórico. As primeiras informações apontam que um funcionário de uma loja de consertos de eletrônicos preparava café, quando um botijão explodiu. Foi, então, que começou o incêndio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 9h para a ocorrência e, por volta das 14h, as chamas foram controladas, sendo realizado o trabalho de rescaldo, para localizar novos focos de incêndio.
Equipes do 15º Grupamento de Bombeiros Militar e do 2/15 Destacamento de Itaipava atuaram no local.
Equipes do Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndios (GTSAI), de São Cristóvão, no Rio, e do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), de Duque de Caxias, deram suporte ao Batalhão de Petrópolis. Também vieram equipes do Campinho, no Rio, e de Teresópolis.
Dois esquadrões do ICMBio, que atuam no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, também atuaram na ocorrência. Os agentes avaliavam a área de mata.
A Águas do Imperador também enviou quatro caminhões, sendo dois pipa e dois Sewer Jet, para ajudar a conter as chamas, totalizando 26 mil litros de água. Ao menos 20 lojas foram evacuadas.