Quase uma semana após chuva, locais de Petrópolis seguem sem energia elétrica
Eletrodomésticos queimados, alimentos desperdiçados e impossibilidade de trabalhar, são algumas das consequências da falta de reparos por parte da concessionária
As consequências da chuva do último sábado (18) continuam causando prejuízos à população de Petrópolis. Os moradores denunciam a demora, a desinformação e descaso da Enel para resolver a situação.
Na Avenida Bougainville, na Estrada Ribeirão Grande, em Itaipava, os moradores informam que estão sem o fornecimento de energia desde sábado e que a concessionária foi até o local, mas não resolveu o problema.
“Continuamos sem energia, um descaso com nosso bairro. Eles estiveram no local, trocaram o poste, mas não religaram a luz. Não é só a nossa casa, é o bairro inteiro”, declarou a moradora Maria da Paz Silva de Araújo.
Leia também: Audiência Especial é realizada para debater falta de fornecimento de energia elétrica em Petrópolis
Ainda segundo os moradores da localidade, alguns pontos do bairro tiveram a energia restabelecida, mas a maioria continua sem o fornecimento do serviço e a população está tendo que arcar com os prejuízos, dificuldades e consequências da demora e a falta de assistência por parte da concessionária.
“Amanhã vamos completar uma semana sem luz. Ligamos para Enel, pegamos o protocolo de atendimento, eles dão previsão de vir fazer os reparos, mas a situação não foi resolvida. Ontem nos reunimos e fomos até a concessionária, conversamos com o supervisor, mas nada foi feito. Muitos idosos e crianças moram aqui, muitos perderam seus mantimentos”, reivindicou a moradora Regiane Basílio.
A situação é a mesma na Rua Manoel Feo, no bairro Independência. Já são seis dias sem energia e acúmulo de prejuízos.
Eduardo Sixel Stumm, que reside no local, informa que com as chuvas do último final de semana, um transformador entrou em curto e a energia teria ficado apenas em meia fase, mas que na tarde dessa quinta-feira (22), o fornecimento teria sido interrompido completamente.
Ele informa que vários pedidos de reparo foram feitos junto à concessionária, que ainda não solucionou o problema.
“Estamos com falta de energia desde sábado, devido a um curto no transformador que está com a fiação partida, rede velha e sem manutenção. Cerca de 40 imóveis sem energia, alimentos estragando, pessoas que fazem home office sem poder trabalhar.. não conseguimos ao menos tomar banho. Com a explosão, minha televisão queimou, meu celular explodiu e agora estamos incomunicáveis, pois não temos mais bateria nos aparelhos”, denunciou o morador.
Outra moradora do bairro, que está com o filho recém-operado, alega estar passando por um momento complicado devido à falta do serviço.
“Está um caos! Meu filho de 16 anos acabou de fazer uma cirurgia na boca, tive que deixá-lo na casa do pai. Não temos como tomar banho, estou sem geladeira, um transtorno. Já abri vários protocolos solicitando o reparo, eles falam que vão resolver e nada”, denunciou a moradora Roberta Miguel.
Falta de manutenção
Os moradores da Rua Manoel Feo, no Independência, alegam que a falta de manutenção no local agrava a situação.
“Caos absoluto. A Enel não troca a fiação que está velha e não faz a poda das árvores”, informou o morador, Eduardo Sixel Stumm.
Também no Independência, na Rua Maria de Lima, a vegetação estaria encostando na fiação, os postes estariam tombando e as árvores também estão caindo sobre a rede elétrica, segundo os moradores.
Eles informam que a concessionária teria ido ao local e colocado um cabo de aço para segurar o poste, mas que até o momento a troca do mesmo não teria sido feita.
“Não vemos a rede elétrica, os postes estão caindo, cobertos pelas árvores, galhos encostando na fiação. Vieram aqui e fizeram um ‘quebra galho’, colocando um cabo de aço para segurar o poste, um descaso fora do comum”, denunciou o morador Gabriel Rezende.
O que diz a Enel
Questionada sobre os problemas relatados, a concessionária Enel não retornou até o fechamento da matéria.