Passando por obras desde o fim de novembro do ano passado, o Theatro Dom Pedro segue recebendo intervenções e ainda não possui uma data para ser reinaugurado. O espaço, que está fechado desde 2019, deveria ter a reforma finalizada em 240 dias, prazo que se encerraria em julho deste ano, o que não ocorreu.
Apesar disso, no dia 22 de outubro, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou, através das redes sociais, a assinatura de três novos contratos para intervenções no espaço. Os documentos referem-se ao projeto de prevenção a pânico e incêndio, à instalação de ar-condicionado e à instalação do elevador no prédio anexo, para atender principalmente às pessoas com deficiência.
Em janeiro deste ano, foi anunciado um repasse de mais R$ 1 milhão para a ampliação do escopo da obra de revitalização do espaço, que inclui novas salas de dança e música. Na época, também foi ressaltado que a previsão de conclusão das obras seria em julho.
O repasse recebido em janeiro soma-se aos R$ 2,3 milhões iniciais para a intervenção, que prevê uma reforma completa, com a restauração do teatro, reforma e adequação do anexo, recuperação do sistema de ar-condicionado, adequação para acessibilidade e implantação de sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.
Questionada sobre o motivo do atraso na conclusão da obra e sobre quando o Theatro deverá ser reinaugurado, a Prefeitura respondeu apenas que “as obras estão em andamento.”
Sobre o Theatro
O Theatro Dom Pedro foi o terceiro maior teatro a ser inaugurado na Cidade Imperial, existindo desde 1933. Por seis anos, entre 2003 e 2009, o local foi chamado de Teatro Municipal Paulo Gracindo, até retornar ao seu nome original.