• Quase 80% das mulheres não tem orgasmo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/07/2016 06:00

    No dia em que se comemora o Dia do Orgasmo, 31 de julho, pesquisa realizada com brasileiros mostra que 78% das mulheres não chegam ao ponto máximo do prazer durante as relações sexuais. A estatística mostra que 3% delas nunca chegaram ao orgasmo, contra 0% dos homens. O que era para ser prazer muitas das vezes vira frustração por parte do sexo feminino, que acaba satisfazendo o seu parceiro e não atingindo o clímax. A ideia de uma data para se comemorar o dia do prazer veio dos ingleses, com o objetivo de incentivar o sexo e estimular a discussão sobre o assunto.  Mas os números mostram que nem todas as mulheres estão tendo motivo para comemorar o dia. Muitos desses problemas estão relacionados à falta do conhecimento do próprio corpo, entrosamento com o parceiro, a falta de desejo e até mesmo questões culturais.

    Para Carla Cecarello, sexóloga do site C-date, atingir o clímax depende do conhecimento que a mulher tem de si e do seu corpo. “Quanto mais livre a mulher for de preconceitos e tabus, independente de idade, ela terá mais facilidade de chegar ao orgasmo”, afirma Carla.

    A falta do desejo sexual é um dos fatores pelos quais as mulheres não conseguem atingir o orgasmo, mas a sexóloga diz que isso pode mudar no decorrer das preliminares. “Uma mulher que não tem vontade de ter a relação terá muito mais dificuldade de se entregar e atingir o clímax. Mas há casos de mulheres que começam a relação sexual sem vontade e no decorrer da situação a vontade surge, o que faz com que ela atinja o orgasmo”.  Fatores culturais e educacionais muitas das vezes levam a mulher a não se envolver naquele momento com seu parceiro, deixando de perceber as sensações que o sexo pode trazer com uma entrega total na situação, como explica a sexóloga. “A grande dificuldade da mulher está principalmente na forma como ela foi criada. Por exemplo, com uma educação muito repressora, ou o fato de ter crescido em um ambiente em que o sexo era visto como algo sujo, ou se ela aprendeu que a mulher não devia se expor muito no sexo, manifestar suas vontades. Às vezes, a religião também pode interferir nesse bloqueio”.

    O conhecimento do próprio corpo é um alinhado para a mulher chegar ao orgasmo. Apesar de ainda ser um tabu por parte das mulheres, a masturbação é uma aliada quando o assunto é chegar ao clímax, segundo Carla. “A masturbação é uma grande ajuda, pois a mulher aprende a conhecer melhor seu corpo, suas sensações. A mulher passa a estimular sua mente criando fantasias sexuais. Ela identifica o ritmo que gosta mais de ser estimulada, se é com muita pressão, pouca pressão, a sequência dos movimentos. Por isso, a masturbação contribui muito, mas a mulher não pode se tornar dependente disso, porque senão quando ela for para a relação sexual, vai estranhar a atitude do parceiro, achando que só ela sabe fazer direito”. 

    A sexóloga coloca que fingir sentir prazer pode prejudicar na descoberta do orgasmo, pois a mulher pode se acomodar com a situação, o que pode prejudicar a si mesma. “Muitas mulheres fingem sentir orgasmo para tentar proteger o parceiro, porque ela não se sente à vontade em dizer para ele que não teve orgasmo com medo de que o homem se sinta mal. Mas o orgasmo não é o homem que proporciona, ele facilita com as suas carícias. Cada um deve buscar o seu orgasmo, o homem busca o dele e a mulher busca o dela. Por isso, algumas também fingem ter o orgasmo, por vergonha e por se sentirem menos mulher, mas é preciso que ela pare de fingir e busque entender quais são as suas dificuldades”.

    Outra forma que pode ajudar a mulher a descobrir o caminho do prazer é a posição, o que vai ajudar no estímulo. “Algumas posições contribuem para que aconteça a penetração e a mulher possa ser estimulada no clitóris ao mesmo tempo por fora, ou seja, há uma estimulação no clitóris por dentro e por fora, que ela mesma ou o parceiro pode fazer. Mas, muitas mulheres quando têm orgasmo em uma posição, sempre procuram a mesma posição para ter novamente o orgasmo, diz Carla. Como muitos dizem, além de fazer bem para a pele, sentir prazer traz benefícios para a saúde a partir do momento que a pessoa tem um sexo  satisfatório para ela. 

    Últimas