• Quase 50% dos pacientes internados por covid em Petrópolis não completaram ou não iniciaram o esquema vacinal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/06/2022 18:37
    Por Helen Salgado

    Desde o início deste ano, Petrópolis tem sofrido um aumento nos casos confirmados de covid-19. Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Saúde informou que 35 pessoas estavam internadas nas redes pública e privada do município. Dessas, 18 estavam em unidades particulares e 17 na rede pública. Oito ainda não haviam iniciado o esquema vacinal e outras nove estão com o esquema incompleto – tomaram apenas a primeira ou só até a segunda dose. No quadro geral, um ano após o início da vacinação, pelo menos 25 mil pessoas ainda não retornaram aos postos para tomar a segunda dose da vacina. 

    A vacina é o método mais eficaz para combater a pandemia causada pelo vírus em todo mundo, a médica infectologista Bianca Ferreira explica os benefícios da vacinação.

    “Sabe-se que a covid-19 é uma doença devastadora que desde o início da pandemia acarretou um número significativo de internações e de óbitos em todo o planeta. Os estudos demonstraram que a vacina apresenta comprovada capacidade de reduzir o risco das pessoas se infectarem e, caso se infectem, de evoluir para doença grave e morte. Ela diminui, também, a ocorrência da chamada Covid longa, que são sequelas prolongadas da Covid”, diz a médica.

    Garantir a dose do imunizante não significa nunca contrair a doença, a médica explica que as vacinas contra a covid-19 são muito eficazes e são fundamentais para controlar a pandemia, pois contribuem com a redução do número de pessoas suscetíveis à infecção, do número de pessoas infectadas e, dessa forma, reduzem a circulação do vírus.

    “Porém, como nenhuma vacina evita 100% a infecção nas pessoas vacinadas, sempre haverá um grupo que ficará doente, na maioria das vezes com sintomas leves. Por isso, além da vacina, também é necessário manter certos cuidados, por exemplo, o uso de máscara em locais fechados e pessoas com sintomas gripais devem obrigatoriamente realizar o teste e cumprir tempo de isolamento com a finalidade de manter baixa a circulação do vírus”, conclui.

    Nos dados do Painel de Vacinação disponibilizado no site da Prefeitura e atualizado na última quarta-feira (22), 262.968 pessoas acima de 5 anos foram vacinadas com a primeira dose da vacina. Esse número representa 98,5% da população. Já com a segunda dose, 231.002 pessoas foram imunizadas, um total de 91,8% dos petropolitanos.

    A Secretaria de Saúde informou também que, até o momento, 25.680 pessoas ainda não retornaram para aplicação da segunda dose da vacina. São eles: 18.022 adultos, 5.886 crianças e 1.772 adolescentes. São pessoas que iniciaram o esquema vacinal com atraso, ou ainda não estão no prazo de receber a segunda dose, ou atrasaram a segunda dose.

    Vacinação em Petrópolis

    No município, está sendo aplicada a quarta dose (segundo reforço) para o público acima de 40 anos. Confira os postos de vacinação:

    Centro de Saúde Coletiva e Centro de Saúde do Itamarati

    Segunda, quarta e sexta das 8h30 às 19h30

    Terça e quinta das 8h30 às 16h30

    UBS Itaipava e UBS Quitandinha

    Segunda, quarta e sexta das 8h30 às 16h30

    Terça e quinta das 8h30 às 19h30.

    PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga

    Segunda a sexta-feira das 8h às 16h

    UBS Morin

    Segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30

    Calendário de vacinação aos sábados – covid-19 e influenza:

    Horário: 8h30 às 16h30

    25/06 – UBS Quitandinha e Itaipava

    02/07 – CSC e CS Itamarati

    09/07 – UBS Quitandinha e Itaipava

    16/07 – CSC e CS Itamarati

    23/07 – UBS Quitandinha e Itaipava

    30/07 – CSC e CS Itamarati

    Últimas