• Quase 100 casos de estupro foram registrados na cidade desde janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/11/2017 09:39

    Dados do Instituto Estadual de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro divulgados ontem revelam um cenário assustador: os casos de estupro aumentaram 80% na cidade em um mês. Em agosto, foram registrados nas duas delegacias de polícia – 105ª no Retiro e 106ª em Itaipava – 10 estupros. Um mês depois este número passou para 18. 

    De janeiro a setembro deste ano, a cidade já contabilizou 96 estupros. O número é 55% maior do que o registrado no mesmo período de 2016, quando as duas delegacias notificaram 62 estupros. “À medida que não há uma punição severa e, muitas vezes nenhuma punição, os estupradores não têm medo. Ainda temos muito que lutar e esse número é um alerta para as mulheres”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciana Périco.

    Enquanto crimes como o estupro crescem de forma assustadora na cidade, outros delitos vêm registrando redução na quantidade de boletins nas delegacias. De acordo com dados do ISP, os furtos por exemplo, caíram cerca de 8% em um ano. De janeiro a setembro de 2016, foram 1.584 registros deste crime, contra 1.464 do mesmo período deste ano.

    Em agosto deste ano, as duas delegacias registram 204 furtos. Um mês depois, este número caiu quase 19%, quando foram notificados 166 furtos. Outro crime que vem apresentando reduções é do roubo a transeunte: foram 12 em setembro contra 18 em agosto deste ano.

    O Instituto Estadual de Segurança Pública também levantou dados sobre tentativas de homicídio e assassinatos registrados na cidade entre janeiro e setembro deste ano. Em nove meses foram 35 tentativas e 19 homicídios. 



    Últimas