• Quarta fase da vacinação antirrábica acontece no sábado: confira os postos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/08/2017 15:05

    Cães e gatos da Lopes Trovão, Meio da Serra, Sargento Boening, Castelânea, Siméria e adjacências deverão ser vacinados neste sábado (19.08), na 4ª fase da campanha de vacinação antirrábica. A imunização ocorrerá em horários alternados, entre 9 e 17h, em três postos – PSF da Vila São Francisco, PSF Sargento Boening, PSF Alto Siméria e em mais oito ações volantes pela região. A expectativa da Secretaria de Saúde é que 3.610 animais domésticos destes locais estejam protegidos contra a doença por um ano. 

    A raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas. Em Petrópolis não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.A campanha de vacinação foi dividida seguindo o mesmo cronograma no ano passado para que os animais fossem imunizados na mesma época.  

    “Estamos cumprindo todo o cronograma e até o momento temos em torno de 13 mil animais vacinados. O período de vacinação vai até novembro então, se a pessoa não conseguiu levar o seu animal de estimação nos bairros em que já vacinamos, ela pode procurar esses postos para que eles recebam as doses. O importante é que todos os cães e gatos sejam vacinados contra raiva que é uma doença que pode ser transmitida para pessoas e levar a morte”, alerta o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.

    Todos os animais que estejam em plena condição de saúde serão imunizados. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, explica que a vacina não apresenta contraindicação.

    “Nós só não iremos fazer a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. Para a vacina do animal não é preciso levar o comprovante anterior, basta apresentar um documento de identidade do dono do animal”, explica Maria Beatriz Fagundes Pellegrini, coordenadora da Vigilância Ambiental.

    O órgão orienta que o transporte dos animais seja realizado por adultos em guias apropriadas. No caso de animais agressivos é recomendando o uso de focinheiras já os animais pequenos devem ser transportados em caixas com ventilação.

    “Já ocorreu de gatos fugirem na hora de aplicar a dose justamente pelo fato dos donos levarem o animal no colo. É preciso que eles estejam tranquilos e sejam conduzidos pelo responsável para que a imunização ocorra de forma segura para evitar o estresse da vacinação”, aponta Maria Beatriz.

    Acidentes com animais domésticos são comuns e uma vez mordidas as pessoas devem tomar vacina e soro logo após o incidente. O polo de atendimento para pessoas que precisam de soro antirrábico, antitetânico, antiofídico (picada de cobra), antiaracnídico (picada de aranha), antiescorpiônico (picada de escorpião) está localizado na UPA Centro. 

    4ª Etapa da Campanha de vacinação antirrábica animal – 19 de agosto 

    Postos Volantes Lopes Trovão

    – Garagem da D. Creusa – (9h às 14h)

    – Caminho do Ouro (Associação de Moradores) – (14h30 às 16h30)

    Postos Volantes Comunidade São Francisco

     – PSF da Vila São Francisco- (9h às 14h)

    – Açude – Garagem do Bar do Serginho (14h30 às 16h)

    Meio da Serra

    – Escola Municipal Pedro Amado – (9h ás 16h30)

    Vila Felipe

    – Escola Municipal Rubens Bomtempo – (9h às 17h)

    Sargento Boening

    – PSF Sargento Boening (9h às 17h)

    Castelânea

    – Praça Pasteur (9h às 17h)

    Siméria

    -PSF Alto Siméria – (9h às 17h)

    São Sebastião

    -Escola Municipal João Paulo II  – (9h às 17h)

    -Capitão Paladini –  (13h30 às 14h30)


    Últimas