Quarta edição do TEDx Petrópolis está prevista para acontecer em maio
Conectar pessoas comprometidas com a transformação social através da educação: esse é o objetivo principal do TEDx, um evento realizado mundialmente que propõe um movimento para inspiração, reflexão e questionamento de tudo o que nos envolve. Em maio de 2020, está prevista para ser realizada a quarta edição do TEDx Petrópolis, e os interessados em auxiliarem na produção do evento de maneira voluntária já podem se inscrever. O evento sempre leva ao público abordagens sobre os mais variados assuntos, como educação, empreendedorismo, inovação, tecnologia, e muito mais.
Desafios, soluções, propostas: a ideia do TEDx é globalizar o que há de mais particular neste mundo, ao mesmo tempo em que se dispõe a ser palco e plataforma para o que já se pensa – e já se faz – em educação. Os principais pensadores do mundo são convidados a participar das conferências mundiais do TED. Dentre os nomes que já palestraram nessas conferências estão, por exemplo: Bill Gates (fundador da Microsoft); J.K. Rowling (autora do best-seller “Harry Potter”); Sheryl Sandberg (COO do Facebook); Bill Clinton (ex-presidente dos EUA); J.J. Abrams (diretor e produtor da série “Lost” e da nova trilogia “Star Wars”); Sebastião Salgado (fotógrafo multipremiado), entre outros.
O TED (sigla para Tecnologia, Entretenimento, Design, em português) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “Ideias que merecem ser espalhadas” (tradução para Ideas Worth Spreading). O TEDx segue o mesmo espírito: a promoção de ideias que merecem ser espalhadas, mas com um viés de conteúdo voltado para o público local, com foco na comunidade onde é realizado. Sob esta luz, o TEDx Petrópolis foi o primeiro evento operado sob licença do TEDx a ser realizado, de forma independente, na Região Serrana do Rio de Janeiro, com a intenção de incluir Petrópolis na atmosfera cultural e educacional no estado.
“A conferência anual do TED é sempre muito famosa, pois reúne grandes pensadores do mundo, que são convidados a darem a melhor palestra de suas vidas em até 18 minutos! A TED Global já foi até realizada no Rio de Janeiro, em 2014. Nossa proposta como evento aqui em Petrópolis é fomentar ideias positivas, que visem um futuro melhor para a cidade e ainda divulgar ideias que possam contribuir no dia a dia da sociedade petropolitana”, contou a co-organizadora do TEDx Petrópolis, Beatrice Volgari, de 32 anos.
Leia também: TEDxPetrópolis: evento seleciona palestrantes para evento que acontece em abril
O evento espera captar, pelo menos, 12 voluntários para atuar na edição deste ano, desempenhando assim cada uma das áreas de atuação descritas no formulário de inscrição. No entando, nada impede que este número aumente caso haja um volume positivo de procura, visto que na última edição, realizada em 2019, a organização contou com 20 voluntários, patrocínio de três empresas petropolitanas e apoio de outras 12 para que tudo fosse realizado conforme previsto.
A edição do ano passado não teve um tema específico definido e, por isso, a organização optou por trabalhar sob o lema original do TED, de “ideias que merecem ser compartilhadas”. Por isso, além das inscrições para voluntários, o evento deu oportunidade também para que palestrantes pudessem se inscrever. “Estamos sempre buscando ideias inovadoras. Pela primeira vez, convidamos alguns candidatos pré-selecionados pela curadoria para defenderem as suas ideias em um ‘Open Mic’, onde eles tinham três minutos para nos convencer de que suas ideias mereciam ser compartilhadas no palco do TEDx Petrópolis”, explicou Beatrice. De todos que se apresentaram, oito foram selecionados para serem palestrantes no evento. A organizadora ressaltou que a experiência foi bastante positiva, e que pode ser repetida nesta quarta edição.
Desafios de organizar um TEDx
Na teoria, qualquer um pode ser organizador de um evento TEDx, mas é preciso obter uma licença da organização para isso. Por isso, é importante conhecer muito bem as regras antes de organizar o evento. Antes de tudo, é necessário ser voluntário e preencher os pré-requisitos da organização, que podem ser acessados através site. O primeiro item destacado pelo TED é que, para organizar uma TEDx, o principal intuito deve ser trazer informações multidisciplinares que busquem alguma mudança ou atitude nos participantes da comunidade local.
Para obter a licença, é necessário ser voluntário. Segundo as regras da organização, não há problema em ser patrocinador ou ter patrocinadores. Todavia, a equipe não deve buscar retorno financeiro, já que o intuito das conferências TEDx não é gerar lucro. Por isso não é permitido realizar propagandas, como exibições de vídeos de patrocinadores ou utilização do evento como forma de promoção. O TED busca pessoas engajadas que queiram conhecimento e inspiração como retorno.
Geralmente, o evento é organizado buscando nichos específicos, como assuntos para mulheres, de tecnologia ou educacionais. No entanto, é possível criar um evento voltado para uma localidade própria e abranger vários temas com palestrantes que agreguem aos seus participantes em diferentes áreas do conhecimento.
“Tudo é um grande desafio, porque a gente quer sempre melhorar. Normalmente, os seis meses que antecedem o evento são os mais intensos, já que é justamente nesse momento em que o evento começa a tomar forma. O tema é decidido pela equipe executiva antes e, junto dele, já indicamos alguns nomes para a curadoria de pessoas que achamos que seriam interessantes. O evento vai tomando forma a partir disso”, aponta Beatrice.
Todas as palestras realizadas nos TEDx ficam disponíveis no site do TED e também no YouTube.
Como ser voluntário no TEDx
O interessado em fazer parte da equipe para o TEDx Petrópolis 2020 deve preencher um formulário do Google, disponível tanto no Instagram (@tedxpetropolis) quanto no Facebook do evento. Após respondido, a organização entrará em contato caso o candidato seja um dos escolhidos para ser voluntário. As redes sociais também estão disponíveis para tirar quaisquer dúvidas que o candidato tenha.