
Quantos kms deve ter o longão?
Quantos quilômetros devo correr no meu longão? Não são poucos corredores (as) que têm essa dúvida. Os grandes treinadores sugerem não mais que o dobro das corridas que se faz durante a semana. Exemplo: se você corre durante a semana 8 km, o seu longo não deve passar de 16 km. O treino da semana (micro ciclo), deve ter certo equilíbrio com o longo. Não dá para estar treinando 5 km na semana e no longo resolver correr 20 km. É certeza de dar errado. Não tem sustentação aeróbia. Vai ficar cansado, vai terminar se arrastando principalmente no terço final e não vai recuperar para a semana seguinte além do risco de lesão.
O treino durante a semana sustenta o longão e o longão o da semana seguinte. Ou seja, um treino interfere positivamente ou negativamente no outro. Se você termina o longão muito cansado algo está errado. Essa regra é básica. As lesões quase sempre acontecem por elevação brusca da quilometragem e/ou intensidade. Vale lembrar ainda que a planilha deve ser ajustada aos compromissos de trabalho, escola e família. Não dá para comparar um corredor cheio de compromissos diários com um que tem o dia todo para treinar. Essa teoria do longão eu concordo e adoto. Palavra chave! Bom senso! Vale o adágio popular: “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.
Literatura Sugerida: 1) NEWSHOLME, Eric A, LEECH, Toni; DUESTER, Glenda. Corrida: Ciência do Treinamento e Desempenho. São Paulo, SP. Phorte Editora. 2006.