• Qual a real ocupação das UTIs covid? Saúde responde hoje na Câmara de Vereadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/12/2020 00:00

    Qual a real ocupação das UTIs covid? Saúde responde hoje na Câmara de Vereadores

    Com uma condução que deixou a cidade longe do colapso de leitos durante nove meses, a prefeitura agora adia admitir que a ocupação de UTIs é um problema grave.  Uma conta simples: se são 66 leitos de UTIs pelo SUS, com 39 deles ocupados, porque há pessoas na fila de espera para internar se haveriam 22 disponíveis? Porque não estão disponíveis. Os leitos estão lá, mas faltam equipes. Os números tomam por base o painel covid que deixou inclusive de ser atualizado na quarta-feira.

    Coletiva cancelada

    O prefeito Bernardo Rossi chegou a convocar uma coletiva de imprensa ontem para anunciar algumas medidas. Mas, desistiu depois que a Unimed internou em UTI, por determinação judicial, um paciente de Petrópolis pelo SUS, mostrando, assim, indiretamente, que não haveria mais UTIs na rede pública e conveniada. Uma pergunta nem tão difícil, mas que não é respondida: quantos leitos são, afinal, e quantos estão ocupados? A secretária de Saúde, Fabíola Heck, vai estar hoje às 11 horas na Câmara de Vereadores.  É a chance de perguntar.

    Plano B

    A meta do prefeito é anunciar os 25 leitos de UTI na UPA de Cascatinha, mas isso não se dá do dia para a noite. Leva pelo menos duas semanas para as adaptações. E sem esse plano B fica complicado tendo em vista que o Hospital Nossa Senhora Aparecida, alvo de operação policial, e que vinha providenciando leitos de UTIs, não procedeu da mesma forma nos últimos dias.

    Utilidade

    E aí a gente volta com a pergunta: os testes rápidos – mais de 83 mil – já realizados na cidade servem para direcionar quais ações do poder público?

    Encontros Im-possíveis

    O ator Renato Prieto, apresenta sábado, de forma online a peça “Encontros Im-possíveis”. A apresentação já rolou em quase todo Brasil e mostra o ator conversando com personalidades que já faleceram como Frank Sinatra, Madre Teresa de Calcutá e Chico Xavier. O link para assistir pode ser adquirido pelo site www.searadejose.org.br. A renda reverte para entidades assistenciais.

    Renato Prieto, o André Luiz de “Nosso Lar”, apresenta amanhã a peça com temática espírita “Encontros Im-possíveis” de forma online.

    Nova função

    Marcelo Florêncio, que foi presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes – e que não foi bem sucedido na tentativa de ser vereador – agora foi nomeado como Assessor Especial de Inteligência, da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

    Boa ideia!

    Criatividade é tu-do! Tem empreendedor anunciando um produto até então inusitado para passar a noite de Natal: pijamas! Pra quem pretende ficar em casa se prevenindo contra a covid.

    Só aumenta

    A quantidade de ambulantes nas ruas – boa parte deles vindo de outras cidades – aumentou de forma contundente agora que estamos às vésperas do Natal.  E tem ainda os que vêm de carro e estacionam na Paulo Barbosa oferecendo mercadorias nas malas dos veículos.

    Novo presidente

    Conforme os Partisans anteciparam, o braço direito do secretário de Administração, Marcus von Seehausen, José Luiz Voigt, é o novo presidente da CPTrans. e já consta do Diário Oficial no cargo. É tipo Paulo Roberto Patuléia, secretário de Fazenda que virou titular da saúde no apagar das luzes do governo Rubens Bomtempo.

    Quase 100%

    Há alguns meses quando o filho de Seehausen, João Antonius, assumiu o Inpas, o vereador Márcio Arruda afirmou que Marcus Seehausen era 85% do governo Bernardo Rossi. Ai, Márcio: refaz as contas porque já está beirando os 100%.

    Sem auxílio

    O auxílio de R$ 4 bilhões para socorrer empresas de transporte público aprovado no Congresso foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, se valesse pouco iria adiantar. Uma das condições para que estados e municípios recebessem as verbas e socorressem as empresas seria abrir novas concorrências públicas para operar o sistema… Aí, ninguém quer, né?

    O Vale do Amor, com destaque para uma dos detalhes do espaço, em foto de Taísa Reis.

    Últimas