
O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, entregou, nesse domingo (12), as obras de recuperação da quadra poliesportiva e arquibancada, além da criação de espaços de convivência com a instalação de mesas de jogos e bancos de concreto, na praça principal de Cascatinha. As ações foram realizadas pelo programa “Limpa Rio Margens”, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O programa, que passará por 78 municípios fluminenses, conta com 15 obras entregues e faz parte das ações do estado para a prevenção das mudanças climáticas. Em Petrópolis, pelo menos 10 localidades em diferentes regiões terão áreas revitalizadas nesta primeira etapa.
“O Limpa Rio Margens é um programa muito especial porque ele cuida do Meio Ambiente, promovendo ações de educação ambiental e conscientização, e, ao mesmo tempo, oferece qualidade de vida para as pessoas, com espaços de lazer e convivência. Já iniciamos intervenções em outras duas áreas: no Meio da Serra e em Corrêas”, destaca o secretário Bernardo Rossi, assinalando que o projeto vem transformando áreas cortadas por bacias hidrográficas em todo estado.
A solenidade foi acompanhada pelo vice prefeito, Albano Filho (Baninho), pelo deputado estadual Sérgio Fernandes, por vereadores e moradores.
A obra em Cascatinha é a segunda do “Limpa Rio Margens” concluída em Petrópolis. Há duas semanas, ao lado do governador Cláudio Castro, Bernardo Rossi inaugurou um complexo esportivo na Rua Olavo Bilac, para moradores da Castelânea e entorno. O terreno, antes abandonado às margens do córrego que corta o bairro, ganhou quadra de areia, quadra poliesportiva, academia da terceira idade, parquinho infantil, mesas, bancos e outros equipamentos de urbanização.
“A Prefeitura trabalha em conjunto com o Estado na definição dos locais que receberão o Limpa Rio Margens. A inauguração da melhoria em Cascatinha é um exemplo claro de como essa parceria funciona”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
Áreas no entorno dos lagos de Nogueira e do Vale do Sossego também estão sendo integradas ao projeto para serem revitalizadas pelo “Limpa Rio Margens” e receberem equipamentos de lazer e urbanos.
O “Limpa Rio Margens” complementa o programa “Limpa Rio”, que faz a dragagem e o desassoreamento de rios, córregos e lagos. Em todo o Estado do Rio, são 2.637 frentes de trabalho. Em Petrópolis, mais de 450 mil metros cúbicos de resíduos e sedimentos já foram removidos em frentes de trabalho que atuaram nos cinco distritos.
“O Limpa Rio tem promovido transformações profundas nas cidades fluminenses. Mas limpar é apenas o primeiro passo de um processo muito maior. É preciso ocupar, revitalizar e dar novos significados aos espaços públicos. Com o Limpa Rio Margens, avançamos nessa direção, criando áreas de lazer, convivência e integração com a natureza, devolvendo à população locais antes degradados”, destaca o secretário Bernardo Rossi.
Confira também na Tribuna de Petrópolis: