• Público-alvo de vacina contra HPV é ampliado, confira os postos de vacinação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/08/2017 17:15

    O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da imunização contra o HPV para mulheres e homens de 15 até 26 anos. A medida vale apenas enquanto houver doses em estoques com previsão de vencimento para setembro deste ano. Em Petrópolis, 2.490 vacinas estarão disponíveis para o novo grupo se imunizar a partir de segunda-feira (21.08), em 14 postos com rotina de vacinação. O objetivo é aumentar o número de pessoas protegidas contra o vírus, que é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de colo de útero nas mulheres e cujo contágio ocorre também através da relação sexual.

    A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quinta-feira (17.08). O Ministério da Saúde já havia aumentando a faixa etária da imunização em junho ampliando a aplicação das doses em meninos de 11 até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria de Saúde informa que após a aplicação os adultos que se imunizarem poderão retornar às unidades para receber outras doses previstas no esquema de vacinação.

    A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando inicialmente os meninos de 12 até 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas. Também terão direito a vacina, a partir de agora, homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.

    “O nosso prefeito é o autor da lei 6.060/11, que determinou a vacinação no Estado do Rio e que inspirou a iniciativa do governo federal expandida para vacinação em massa pelo SUS em todo o país. É importante que esse novo grupo se imunizem contra a doença. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

    A ampliação ocorre diante das baixas coberturas de vacinação e da proximidade do vencimento das doses já distribuídas.  Atualmente há 1.646 meninas e meninos protegidos contra o vírus no município, mas a estimativa é que 18 mil sejam vacinados. Preocupado com a baixa adesão do público-alvo, o Secretário de Saúdeirá mobilizar as equipes para divulgar a campanha nas unidades escolares.

    “Com a implantação do Programa Saúde na Escola nós iremos aumentar, a partir de setembro, as campanhas dentro das escolas. Protegendo os adolescentes agora, nós vamos conseguir reduzir as chances do surgimento de um possível câncer no futuro. Precisaremos também reforçar a divulgação da segunda dose da vacina, observamos que muitas meninas tomaram a primeira dose e não retornaram para tomar a segunda, então é importante que os pais estejam atentos à caderneta de vacinação dos seus filhos”, ressalta Silmar Fortes.

    Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:

    *Atendimento de 9h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço 

    Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)

    Rua Santos Dumont, S/Nº

    PSF Alto da Serra

    Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

    PSF São Sebastião

    Rua São Sebastião nº 625

    UBS Alto Independência

    Rua Ângelo João Brand s/n

    UBS Quitandinha

    Rua General Rondon nº 400

    UBS Retiro

    Av. Barão do Rio Branco s/n 

    Ambulatório Escola

    Rua Bernardo Proença nº 32

    UBS Itamarati

    Rua HívioNaliato nº 169 

    Hospital Alcides Carneiro

    Rua Vigário Corrêa, 1.345

    UBS Morin

    Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin

    UBS Itaipava

    Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

    UBS Pedro do Rio

    Estrada União e Indústria s/n

    PSF Posse

    Estrada União de Indústria nº 33.530

    Coordenação Epidemiologia

    Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso, 455.


    Últimas