• PT do RS decide recomendar ‘voto crítico’ em Eduardo Leite

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/10/2022 21:21
    Por Eduardo Gayer / Estadão

    O diretório gaúcho do Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nota oficial nesta segunda-feira, 24, em que recomenda “voto crítico” em Eduardo Leite (PSDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. No segundo turno, o tucano enfrenta o bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL).

    No comunicado, assinado pelo candidato do PT ao governo gaúcho no primeiro turno, Edegar Pretto, o partido diz que, com o gesto, espera uma união para derrotar o bolsonarismo no segundo turno, inclusive no plano nacional. “Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista”, diz a nota.

    O PT reconhece divergências com Leite em assuntos como privatizações e taxação de aposentados, mas defende que “é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx”.

    Na semana passada, durante ato de campanha em Porto Alegre, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o diretório local tinha autonomia para se posicionar no segundo turno das eleições, “menos eleger Onyx”.

    VEJA A NOTA OFICIAL DO PT-RS NA ÍNTEGRA:

    “Em conformidade com a Resolução Partidária aprovada em 10 de outubro último, e em decorrência dela, compreendendo o momento político que vivemos, decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo, esperando com este gesto que todos aqueles comprometidos com a democracia se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno.

    Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista.

    Nossas divergências com Leite são muitas, e conhecidas pela sociedade gaúcha.

    Representamos projetos políticos distintos. As privatizações dos serviços públicos como a CORSAN, o papel do Estado, a adesão ao regime de recuperação fiscal, a taxação dos aposentados e pensionistas são alguns exemplos de temas que nos separam programaticamente.

    Mas agora é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx.

    Aproveitamos para reforçar o chamamento à militância petista gaúcha que nos próximos sete dias não podemos sair das ruas, disputar voto a voto para garantirmos a virada no Rio Grande do Sul com Lula e a consolidação da vitória na eleição presidencial.

    Paulo Pimenta – Presidente PT-RS

    Edegar Pretto – Deputado Estadual PT-RS e candidato a governador no 1º turno

    Paulo Paim – Senador PT-RS

    Tarso Genro – Ex-governador do RS

    Olívio Dutra – Ex-governador do RS

    Últimas