• Psicóloga Luciana Leon fala sobre o livro ‘A Síndrome da Gueixa’, no ‘Podcast Tribuna’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/maio 18:07
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Beatriz Dias/Tribuna de Petrópolis

    Nessa quarta-feira (14), o Podcast Tribuna, comandado pelo locutor Claudio Florio, recebeu a psicóloga ayurvédica Luciana Leon.

    Em seu mais recente livro, “A Síndrome da Gueixa”, Luciana explora um padrão de comportamento comum em muitas pessoas, o de renunciar aos próprios sonhos e desejos para priorizar o outro. Com anos de experiência em atendimento clínico, a psicóloga percebeu que essa busca por aceitação pode levar a uma anulação emocional, prejudicando a própria identidade e autonomia.

    “Todos nós precisamos e necessitamos ser amados, mas isso também pode se tornar algo muito perigoso, na medida em que a gente tenta se encaixar na vida de outra pessoa para garantir uma dose de afeto”, disse Luciana Leon.

    A obra mergulha na raiz desse comportamento submisso, que frequentemente se origina na infância, quando a criança sente a necessidade de se moldar para receber afeto. Esse padrão pode persistir na vida adulta, resultando em indivíduos que negligenciam sua própria identidade para atender às expectativas alheias. 

    Luciana utiliza o arquétipo da gueixa como metáfora para essa dinâmica, apresentando relatos clínicos que ilustram as diversas manifestações desse condicionamento. “Eu usei o nome como um arquétipo, porque a Gueixa é na verdade um samurai que foi treinado para servir o outro, sobretudo o homem.”

    Com base nos princípios da Terapia Ayurveda, que consiste em uma prática milenar de origem indiana que busca o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito, a autora propõe caminhos para o autoconhecimento e a construção de uma autonomia emocional genuína. 

    “A Terapia Ayurvédica me permitiu entender que a saúde emocional e espiritual é fundamental para o bem-estar. Ao trabalhar com os princípios da Ayurveda, posso ajudar as pessoas a identificar e superar padrões de comportamento limitantes, como a Síndrome da Gueixa, e encontrar um caminho para a autonomia emocional e a autorrealização”, relatou a psicóloga. 

    Quem é Luciana Leon

    Luciana Leon é carioca, tem 51 anos, e atualmente reside em Petrópolis. Ela é uma profissional com formação diversificada e com experiência em áreas que integram o corpo e mente.

    Bacharela em Psicologia, também é professora de Yoga e Terapeuta Ayurvédica, com formação pelo Centro de Medicina Indiana do Rio de Janeiro. Além disso, é Vedic Counselor certificada, o que lhe permite oferecer uma abordagem holística em seu trabalho clínico. 

    Com uma visão que combina conhecimentos milenares da Índia, Luciana desenvolve seu trabalho com dedicação e cuidado, buscando promover saúde e bem-estar. 

    O Podcast Tribuna é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas