Unidade sofre com problemas estruturais há anos
**Matéria atualizada às 14h20, com o posicionamento da Prefeitura
A forte chuva que atingiu a cidade na manhã desta quinta-feira (26) deixou ainda mais evidente os problemas estruturais encontrados no Posto de Saúde da Família Frei Leão, no Alto da Serra. Segundo relatos de pacientes, parte do forro da unidade caiu, na semana passada, atingindo uma senhora que aguardava atendimento.
Segundo Adriana Araújo, moradora do Alto da Serra, o problema no local já acontece há alguns anos e é recorrente. “Essa situação já acontece há alguns anos, e aí fazem um conserto paliativo em algumas telhas e não resolvem, só que a situação está ficando cada vez pior”, contou.
Ainda de acordo com ela, um pedaço de gesso atingiu uma paciente que estava no local. “Na semana passada, caiu um pedaço de gesso em cima de uma paciente, eu estava lá na hora e vi, mas graças a Deus a senhora não se machucou. Tiveram que tirar os computadores, os equipamentos dos funcionários, porque estava tudo sendo molhado, inclusive os medicamentos da farmácia”, disse ela.
Dentre os principais reparos necessários no prédio, já antigo, estão as manutenções na parte estrutural, que apresenta paredes mofadas e problemas no telhado. A parte elétrica e hidráulica também necessita de reparos.
Por conta das denúncias realizadas por pacientes, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), já estiveram na unidade, realizando uma vistoria em suas dependências.
“Toda vez que chove, acontece inundações tanto pelo teto, que cai muita água, tanto pela porta. Com isso, não tem como ficar lá dentro, é revoltante essa situação. Isso aí, infelizmente, é uma tragédia anunciada, tem fiação exposta, e isso é muito perigoso, dá medo de ficar lá dentro”, ressaltou Adriana.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria de Saúde informou à Tribuna, que a obra de reforma geral da unidade já foi licitada e deve começar em breve, e que a pasta está procurando um local para abrigar as equipes enquanto a intervenção é realizada.
Sobre a chuva desta manhã, informou que equipes da Defesa Civil realizaram vistoria e não identificaram problemas estruturais. As infiltrações, segundo a Secretaria, foram causadas por problemas no telhado e nas calhas.
O posto ficará fechado nesta quinta-feira (26).
Vereadora notifica autoridades
No dia 17 de outubro, a vereadora Gilda Beatriz havia realizado uma fiscalização no local, solicitando os reparos necessários na unidade e alertando sobre os riscos para os pacientes e funcionários. Uma outra visita já havia sido feita pela parlamentar, em julho deste ano.
Dois ofícios também foram encaminhados para a Prefeitura, mas não obtiveram retorno, informando que os reparos emergenciais são necessários, uma vez que “a estrutura ameaça ruir, colocando em perigo as pessoas que lá trabalham e pacientes, comprometendo o atendimento”, informou o documento.
Um outro ofício também foi encaminhado para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com as denúncias referentes à unidade.