• Pseudo lockdown atinge apenas o comércio e prefeitura deixa a cada medida um setor sangrando

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/03/2021 02:00

    Os comerciantes se dizem perseguidos com o pseudo lockdown da prefeitura e têm razão. Porque estão funcionando supermercados, mercearias, academias de ginástica, material de construção, bancos, lotéricas, indústrias, construção civil e por aí vai.   Lockdown parece que o governo não entendeu direito: é só mesmo serviço essencial funcionando. Ou fecha tudo ou não fecha nada. A cada decreto fica um setor sangrando. E as medidas nunca acabarão desse jeito.

    Lá seria diferente

    Agora vamos combinar: se esse fosse um país sério, Claudio Castro seria “demitido” na mesma hora em que fosse a público a festa que promoveu em meio à pandemia e logo após recomendar que a população não se aglomerasse. Por muito menos em países da Europa políticos perdem cargos. E ainda pedem eles próprios exoneração por vergonha pelos erros.

    Só piora

    Não sei, não, mas cada vez mais Claudio Castro se enrola nas explicações. Ontem, ainda sobre a CastroFolia, disse que não vem sempre a Petrópolis, mas confirmou que já esteve aqui várias vezes para os finais de semana de helicóptero do governo. Também não soube explicar o que funcionários da Casa Civil faziam na sua residência de Itaipava, mas antes disse que era um bico pago do seu bolso.

    Pensar deve doer

    Será quantos gênios foram usados pela prefeitura para estabelecer essa regra: abre indústria, supermercado, construção civil, mercearias, material de construção, academia de ginástica e até mesmo lavanderias. Mas a oferta de ônibus é a mesma da praticada aos sábados, com 75% da frota nas ruas. Eu vou te contar, meu irmão…

    Vamos malhar!

    Vamos ganhar mais uma nota de repúdio, mas a gente não liga, não. A gente precisa fazer a perguntinha que as pessoas evitam, mas todo mundo quer saber: porque academias podem ficar abertas na cidade neste semi-lockdown?  Depois a gente fala em República do Paulo Cintura e o pessoal fica “noooossssa!”.

    Perdeu o melhor da festa

    Gente, não pode perguntar para os mais chegados de Hingo Hammes, o interino, se ele foi à coronafest de Claudio Castro. Eles ficam bravos demais.  Mas, tem uma piadinha que a gente adorou: “foi uma passada rápida e nem ficou para o parabéns”.

    Depois da chuva esse lindo entardecer, foto de André Carvalho.

    Ressacão

    Quem viu o vídeo de desculpas do governador interino Claudio Castro não pode deixar de notar: a cara de ressaca. A CastroFolia foi quase um Carnaval baiano: começou sábado, teve seu auge no domingo e ainda continuou na segunda. Mas a fiscalização da prefeitura alega que esteve lá e não tinha festa.

    Lista vip de convidados

    Tá muito bacana a brincadeira de perguntar às autoridades legislativas e executivas além das ex- autoridades e das provisórias se foram à CastroFolia tomar uma Itaipava com o governador. Tem gente que fica irada de ser perguntada.  E tem pessoas que estão tensas muito tensas porque deram uma chegadinha lá, sim.  Daqui a pouco começam a circular as fotinhas.

    Disfarça, aê!

    No dia seguinte ao decreto do pseudo lockdown e com recorde de pacientes internados o prefeito interino Hingo Hammes foi às redes sociais falar de… serviço de iluminação pública. Isso é que é mudar de assunto, misericórdia.

    Contagem

    Petrópolis está há 90 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Cara na porta

    Um grupo de lojistas esteve no gabinete do prefeito Hingo Hammes após a série de reuniões da segunda-feira quando as entidades empresariais foram informadas do lockdown parcial. Mas, estes empresários não conseguiram ser recebidos pelo interino. Porém, vereadores intermediaram uma reunião que teria sido marcada para ontem com o próprio SuperInterHingo, dizendo que tinham mandato e entrariam de qualquer jeito na sede do executivo. A reunião, às 15h, de ontem, foi desmentida pela prefeitura. Mas os empresários foram pra lá, mesmo debaixo de um temporal e encontraram a prefeitura fechada com cadeado. Talvez eles tenham mandato, mas não a chave do cadeado.  E na boa: alguém foi enganado aqui: ou os empresários, ou os vereadores ou os empresários e os vereadores.

    Patrick Cesário, um dos empresários que foi a uma reunião que terá sido marcada na prefeitura, mas só encontrou portão com cadeado.

    Males que vêm pra bem

    Professor Leandro Azevedo: nós que te avisamos da pernada que vinha tomando de Claudio Castro e Hingo Hammes – rumo à eleição suplementar – temos agora uma palavra de alento dada a popularidade do governador depois da Castrofolia em seu aniversário: que bom não ter mais esse apoio, né?

    Vans funerárias

    Em São Paulo, o serviço funerário iniciou a contratação de vans escolares para traslados de forma emergencial. Foram contratadas 50 vans. Mas é só uma gripezinha.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas