• Psaki confirma que EUA negociam enviar vacinas da AstraZeneca a México e Canadá

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2021 14:32
    Por Iander Porcella / Estadão

    A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou nesta quinta-feira, 18, que os Estados Unidos planejam enviar doses da vacina contra covid-19 da AstraZeneca para o Canadá e o México. “Estamos avaliando como podemos emprestar doses. O acordo ainda não está totalmente finalizado”, disse a assessora durante uma coletiva de imprensa.

    De acordo com a Reuters, o governo americano negocia enviar 1,5 milhão de doses do imunizante ao Canadá e 2,5 milhões ao México. A informação, segundo a agência de notícias, também foi confirmada pelo ministro de Relações Exteriores mexicano.

    Os EUA têm um estoque da vacina da AstraZeneca, mas o imunizante ainda não recebeu autorização para uso emergencial no país. De acordo com Psaki, a prioridade continua sendo vacinar a população americana. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) já aprovou o uso de emergência das vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson.

    Segundo Psaki, o governo americano tem 7 milhões de doses disponíveis da vacina da AstraZeneca. Ela não confirmou o envio do imunizante para outros países que fizeram a solicitação, como o Brasil, mas disse que as negociações continuam.

    Últimas