A ação, que acontece até a próxima sexta-feira (30), faz parte de uma mobilização nacional para a identificação dos casos
O Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) de Petrópolis está realizando uma campanha para coleta de DNA de familiares de pessoas que estão desaparecidas. A ação faz parte de uma mobilização nacional para a identificação desses casos, e vai até a próxima sexta-feira (30).
Os parentes elegíveis para a doação são: pais, filhos biológicos e irmãos completos (mesmo pai e mãe) da pessoa desaparecida. Caso já tenha sido coletado o DNA em outra ocasião, não é necessário repetir o procedimento. Se familiares residem em locais diferentes, a coleta pode ser feita em outros pontos, com comunicação para registro adequado.
Como funciona
O processo de coleta pode ser realizado por meio de um suabe na mucosa oral ou por uma gota de sangue extraída do dedo. Em seguida, a amostra vai para um laboratório de genética para extração de DNA, que é inserido no banco local e no Banco Nacional de Perfis Genéticos.
Requisitos
No dia da coleta, é necessário apresentar um documento de identificação, juntamente às informações do Boletim de Ocorrência do desaparecimento (número, estado de registro e delegacia. Se possível, uma cópia do B.O. Outros materiais que possam ter o material genético do desaparecido, como amostra do cordão umbilical, dente e escova de dente, também podem ser levados.
O PRPTC Petrópolis fica localizado na Rua Vigário Corrêa, 1.345, em Corrêas, ao lado do Hospital Alcides Carneiro. O telefone para contato é o (24) 99272-0997.