• Proximidade do Natal gera otimismo com geração de empregos em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2019 18:00

    Trabalhando há um mês como supervisora de caixa em um supermercado recém-inaugurado, Maiara Rodrigues, de 34 anos, não esconde sua felicidade. “Estar empregada é tudo. Não consigo descrever a minha felicidade. É uma sensação maravilhosa poder acordar todos os dias e seguir para o meu trabalho”. Maiara é uma das pessoas que conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho no mês passado na cidade. Só no supermercado onde Maiara está trabalhando, outras 71 pessoas foram empregadas em setembro e o otimismo na criação de novas vagas pode ser comprovado pelos números do Cadastro Geral de Empregos – Caged – que revelou a criação de 379 novos postos de trabalho nesse mês de setembro na cidade.

    “A cidade tem uma atmosfera interessante. A empresa é do Rio de Janeiro e pesquisou, analisou a região e resolveu instalar o mercado em Petrópolis. Estamos muito felizes com o resultado que estamos alcançando. Em um mês, posso dizer que a expectativa é muito boa. Inauguramos a loja mês passado, temos 72 funcionários e ainda há vagas para serem preenchidas. O mercado está aquecido e isso é bom para todos”, afirmou Alex Sandro da Silva, gerente de um mercado que foi inaugurado no dia 24 de setembro.

    “Tenho um filho e estar empregada é essencial para minha família, por isso, a minha alegria é contagiantes mesmo! Estou adorando o serviço, as pessoas e agradeço também o auxílio que recebi da prefeitura através do Balcão de Empregos. Cadastrei meu currículo e rapidamente fui chamada para a entrevista”, completa Maiara.

    O levantamento do Caged mostra que o resultado é o melhor desde 2011 e revela os setores em crescimento: comércio e serviços. “É uma boa notícia para os setores produtivos e cidade como um todo, porque mostra a confiança dos empresários e empreendedores. A expectativa é de que novas vagas sejam criadas no final do ano, com a proximidade das festas. No ano passado o Balcão de Empregos da prefeitura registrou um aumento significativo no número de vagas cadastradas no final de ano, muitos para o comércio que busca reforço para as vendas no final do ano”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

    A evolução do emprego por setor de atividade econômica mostra, ainda, que dois setores foram responsáveis pela maior parte das vagas: comércio e serviços, que registraram, respectivamente, 212 e 167 vagas.

    “São setores que seguem a tendência de aumento no oferecimento de vagas nessa época do ano e é um resultado muito positivo porque impulsiona novas contratações e investimento nos setores”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

    Na comparação com cidades vizinhas, como Teresópolis e Nova Friburgo, Petrópolis mantém destaque. No total acumulado no ano, são 501 novas vagas criadas na cidade e em 12 meses, o saldo é de 766 vagas. Em Nova Friburgo, no mês de setembro, foram criadas 284 vagas e em Teresópolis, o saldo foi negativo no mesmo período: perda de 13 vagas.

    Balcão de Empregos: oportunidade para quem busca recolocação

    Para os empresários que estão em busca de mão de obra qualificada, a prefeitura oferece gratuitamente o cadastro de vagas no Balcão de Empregos e, consequentemente, oferece o suporte de cadastro de empregos para aqueles que buscam uma requalificação no mercado de trabalho.

    “O serviço é gratuito. O sistema faz uma triagem nos currículos cadastrados, que são encaminhados para as empresas. Quando não há lugar para a realização dos processos seletivos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico auxilia, oferecendo o Espaço Empreendedor para a realização das ações”, disse Marcelo Fiorini.

    Em 2017 o Balcão de Empregos da prefeitura ofertou 318 vagas. Em 2018 foram 329 mais 700 – oferecidas durante uma feira de empregos realizada na Casa dos Conselhos. Em 2019, até o momento, foram cadastradas no Balcão, 467 vagas.

    “Além do serviço de cadastro de currículos, o Detra também oferece palestras com dicas sobre processos seletivos e áreas do mercado em expansão e atende as pessoas que desejam solicitar a carteira de trabalho”, conta Gil Magno, diretor do Detra.

    “É muito bom estar empregado. Resgata nossa esperança e até o humor muda. É uma alegria muito grande mesmo. Eu também cadastrei meu currículo no Balcão e deu certo por isso incentivo todos que estão precisando a fazerem o mesmo”, disse Elis Henrique, de 47 anos que estava desempregado há 2 anos e há um mês trabalha como repositor no novo mercado.

    Últimas