• Provas do Concurso Público da CPTrans têm questões com propaganda política sobre o atual governo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/jan 18:00
    Por Maria Julia Souza

    Nesse domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso público da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Mais de 11 mil candidatos se inscreveram para 623 vagas, sendo 73 de contratação imediata e o restante para cadastro de reserva. No entanto, conforme divulgado inicialmente pela “Coluna Douglas Prado”, os participantes da prova se depararam com questões de propaganda política.

    Em algumas delas, os participantes precisavam responder questões de interpretação de texto, baseado em um material que divulgava as ações realizadas pelo Governo Municipal.

    “O prefeito do Município de Petrópolis, em 2023, realiza sua quarta gestão, empossado em 14 de dezembro de 2021. Os petropolitanos o reconduziram à Prefeitura na eleição do ano anterior, depois de ter governado a cidade de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016.” dizia uma das questões encontradas na prova para o Nível Superior.

    Questão encontrada na prova de Nível Superior.

    Conforme anunciado pelo Governo Municipal, o concurso foi realizado pelo Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação (INQC), para preencher os cargos operacionais e administrativos, de níveis fundamental incompleto e completo, médio, médio técnico e superior.


    A equipe da Tribuna consultou um advogado, que preferiu não se identificar, para saber quais são as consequências para essa questão. Segundo ele, caso o Ministério Público entenda que houve o uso da máquina pública para promoção pessoal, poderá ser instaurado um inquérito para apurar os fatos.

    O que diz o INQC

    Tentamos contato com o INQC, banca responsável pela organização do Concurso Público da CPTrans, mas até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno.

    Últimas