Prova de vida de servidores inativos e pensionistas da Prefeitura do Rio será retomada em janeiro
Os servidores inativos do município do Rio e os pensionistas do Funprevi devem ficar atentos ao Recadastramento Anual Obrigatório (Prova de Vida) 2022 que recomeça em janeiro. A medida, de caráter habitual, estava interrompida desde 2019, em função da pandemia.
A Prova de Vida em 2022 seguirá o mesmo método dos anos anteriores. Ou seja, será presencial, exclusivamente no Banco Santander, e com a ordem de chamada conforme o número final de matrícula.
Os primeiros a serem chamados serão os detentores de matrícula final 1, que terão todo o mês de janeiro para efetuar o procedimento. A seguir, em fevereiro, matrícula final 2, e assim por diante: final 3, março; final 4, abril; final 5, maio; final 6, junho; final 7, julho; final 8, agosto; final 9, setembro até o final 0, em outubro, quando termina a etapa. Quando o segurado ou pensionista possuir duas matrículas, o recadastramento deverá ocorrer no mês do final de matrícula mais próximo do inicio do recadastramento.
Para efetuar a Prova de Vida, basta o interessado apresentar, em qualquer agência do Banco Santander do país, documento de identidade válido em todo o território nacional e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Caso o servidor e o pensionista não possam comparecer ao banco por algum motivo, será necessário consultar a portaria na página do Instituto (http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio), ou entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone: (21) 2599-4746, para orientação sobre o procedimento a ser adotado.
De acordo com a prefeitura do Rio, todas as regras e o calendário do Recadastramento Previdenciário Obrigatório 2022 estarão na portaria publicada na edição do D.O Rio, desta quarta-feira (15).
CALENDÁRIO DE RECADASTRAMENTO 2022
SERVIDORES INATIVOS E PENSIONISTAS
FINAL DE MATRÍCULA / MÊS DE RECADASTRAMENTO
1 JANEIRO
2 FEVEREIRO
3 MARÇO
4 ABRIL
5 MAIO
6 JUNHO
7 JULHO
8 AGOSTO
9 SETEMBRO
0 OUTUBRO
**Entende-se como Final de Matrícula o último algarismo antes do dígito verificador. Na matrícula 000.367-9, por exemplo, o final é 7, sendo julho o mês do comparecimento.