• Propaganda enganosa

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  • 19/05/2018 13:20

    A propaganda enganosa é aquela que traz informação falsa sobre produtos e serviços, induz o consumidor ao erro, ou deixa de dar informações básicas ao consumidor, que denomina-se propaganda enganosa por omissão. Podemos encontrá-la na televisão, no rádio, nos jornais, em revistas, na internet e diretamente nas lojas que compramos.

    A mais usual é aquela que deixa de fornecer todas as informações ou as fornece em letras bem miúdas. Isso dá muita raiva e o “tiro pode sair pela culatra”.

    A informação clara e precisa sobre o produto ou serviço é dever do empresário, do prestador do serviço e, igualmente, é direito do consumidor. A falta de informação e as “letrinhas miúdas” constituem a pior forma de enganá-lo, principalmente na pressa, nos contratos de adesão, etc…

    Tais “informações” não são lidas e são fontes de inúmeras demandas judiciais sempre morosas e, não raro, nem sempre vitoriosas…

    Um plano de celular que diz na propaganda: ligações para qualquer outro celular da mesma operadora, mesmo interurbano, não é cobrada. Aí você sai de sua cidade, usa o celular para ligar para casa e não consegue, pois, uma gravação diz que não há créditos disponíveis. Você liga possesso para a operadora e descobre que, no meio de um contrato que você nunca recebeu, está lá: ligações interurbanas não cobradas se o cliente está na sua localidade de origem. O que fazer nessa hora? Você acabou de receber um “diploma de idiota”.

    Um posto de gasolina aqui na nossa cidade que coloca um cartaz com letras garrafais: GASOLINA ORIGINAL DE R$ 4,99 POR R$ 4,47 NO APLICATIVO. E após o abastecimento, percebe-se que não houve o desconto. O dono ou o gerente do posto é questionado e ele aponta para o cartaz, onde se lê, em letras bem pequenas, “desconto para quem usa o aplicativo e paga com o cartão de crédito da empresa”. E ele ainda diz que quem fez o cartaz foi a própria empresa de combustível. Novamente você se sente lesado, um bobão. 

    E isso ocorre inúmeras vezes. Eles falam e escrevem o que querem, escondem informações de forma acintosa e nós, pobres consumidores ficamos no prejuízo. E pior: nos sentimos humilhados e incapazes de fazer qualquer coisa, uma vez que nem sempre vale a pena ajuizar uma ação judicial, devido a custas caríssimas, ao acúmulo de processos, morosidade, honorários de advogado. E o que fazer, a não ser usar meios como este, de denunciar sempre. Detalhe: as empresas que mais fazem isso são as grandes corporações que, desde o seu SAC, adoram nos tratar como tolos. Estou errado? mairom.duarte@csalgueiro.com.br 

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