Projeto “Vivência Olímpica” retorna e levará 12 jovens atletas a Paris
COB anuncia seis homens e seis mulheres como participantes em 2024
Após não ocorrer na Olimpíada de Tóquio, por conta da pandemia, o projeto “Vivência Olímpica”, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), está de volta para os Jogos de Paris. A entidade anunciou, neste sábado (06), os 12 jovens atletas participantes que poderão desfrutar do evento de forma mais próxima.
São seis homens e seis mulheres: Ryan Kainalo, do surfe; Taiane Justino, do levantamento de peso; Lucas Fonseca, da vela; Celine Bispo, da natação; Matheus Melecchi, da maratona aquática; Pedro Oliveira, do vôlei de praia; Rebeca Lima, do boxe; Thiago Resende, do atletismo; Yuri Guimarães, da ginástica artística; Júlia Kudiess, do vôlei; Kaillany Cardoso, do judô; e Isabelle Estevez, do tiro com arco.
Esses atletas estarão na capital francesa a partir de 27 de julho, dia seguinte à cerimônia de abertura dos jogos. Além de acompanhar as competições, eles participarão de palestras com nomes importantes do esporte e vão conhecer a vila olímpica e as instalações do Time Brasil em Paris.
Iniciado em Londres 2012, o projeto já teve como participantes atletas que vieram a se tornar medalhistas olímpicos posteriormente, como Rebeca Andrade, da ginástica artística; Martine Grael, da vela; Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade; e Beatriz Ferreira, do boxe.
Os atletas selecionados tiveram que atender alguns critérios de desempenho, até o momento, na carreira e são vistos como potenciais classificados aos Jogos de Los Angeles, em 2028, e Brisbane, em 2032.