• Projeto “Sustenta Elas” visa capacitação de mulheres vítimas das chuvas em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/01/2023 17:35
    Por Enzo Gabriel

    A ONG “Todos Juntos, Ninguém Sozinho (TJNS)”, criada em 2020, durante a pandemia, para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, viu a sua demanda aumentar após a tragédia das chuvas do início de 2022. Para ajudar as mulheres em vulnerabilidade social, com capacitação e geração de renda, foi criado o projeto “Sustenta Elas”.

    Depois da tragédia, o número de famílias pedindo ajuda à ONG triplicou, mudando o rumo da instituição. Na época, voluntários já realizavam o trabalho de orientação profissional, confeccionando currículos e encaminhando pessoas para o mercado de trabalho, mas as vagas eram poucas e as pessoas que necessitavam e continuam necessitando de suporte são, em sua maioria, mulheres. Em grande parte, pretas, com baixa escolaridade e mães solo.

    Foto: Mariana Rocha

    Em julho de 2022, foi feito um projeto piloto com 12 mulheres, que foram acompanhadas até dezembro, com o objetivo de formar mais turmas neste ano. No projeto, foi proposto à elas a capacitação de curadoria de brechó, macramê e saboaria, com quatro pessoas em cada turma, com a possibilidade de vender o produto em feiras. Elas receberam o material em casa e os filhos aprenderam um pouco sobre Educação Ambiental. No piloto, os pontos que deram certo e os que não deram foram observados para uma reformulação neste ano.

    Para a próxima edição, alguns apoiadores e mulheres já demonstraram interesse, mas ainda não há uma previsão exata de quando irá ocorrer. O projeto deve ter foco na educação ambiental, com foco no racismo ambiental. Além de saúde da mulher, direito da mulher e maior apoio psicológico, junto da capacitação.

    Últimas