• Projeto social promove aulas gratuitas de futebol para crianças do Contorno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/fev 08:36
    Por Manoelle Rocha

    O professor de educação física, Ricardo Ambrósio, decidiu criar, no ano passado, o projeto social “Contorno Semeando o Amanhã”. A iniciativa é voltada para as crianças da comunidade do Contorno, dando aulas gratuitas de futebol.

    Ricardo conta que sempre gostou de trabalhar com os jovens e, após notar a falta de atividades que atendem este público, surgiu a vontade de criar o projeto. Para ele, o esporte é uma maneira de ajudar no desenvolvimento destas crianças, evitando que elas escolham um caminho errado.

    “Este incentivo é muito importante. Com as crianças desenvolvemos várias funções físicas, motoras, cognitivas, comportamentais e sociais. Com os adolescentes conseguimos trabalhar, também, a prevenção através do esporte, para que eles não entrem no caminho das drogas e da violência”, explicou o professor.

    No ano passado, ele decidiu começar a ensinar futebol para crianças da categoria sub-9. A equipe conseguiu conquistar o título da Copa das Comunidades.

    Atualmente, cerca de 60 crianças participam do projeto e, este ano, os jovens também estiveram no pódio do torneio nas categorias sub-15, em segundo lugar, e na sub-11, em terceiro.  

    Fotos: Arquivo pessoal

    “Nesta competição revelamos alguns atletas, que já estão jogando em outros times, disputando campeonatos maiores, como o campeonato da cidade e o carioca”, destacou Ricardo.

    Projeto Gingando com as Letras

    Além do futebol, Ricardo pratica capoeira há 25 anos e, em 2019, se tornou instrutor do esporte, no qual também desenvolve um trabalho voluntário. As aulas de capoeira são oferecidas no “Projeto Gingando com as Letras”, no Moinho Preto, e destinadas à comunidade São Francisco de Assis.

    Para o professor, tanto a capoeira quanto o futebol são ferramentas de inclusão social e também uma forma de ajudar na formação das crianças, transformando os jovens em futuros profissionais das respectivas modalidades.

    Últimas