• Projeto social oferece oportunidade para costureiras e artesãos do interior do Rio de Janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/03/2021 16:12
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O projeto Costura + Renda leva oportunidade de trabalho para costureiras e artesãos, do interior do estado do Rio de Janeiro, que tiveram as atividades impactadas com a pandemia do novo coronavírus. A iniciativa da Enel Distribuição Rio e Rede Astra visa oferecer alternativa para pessoas em situação de vulnerabilidade social que residem na área de concessão da empresa. Petrópolis é uma das regiões que teve profissionais beneficiados, juntamente com os dos municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Cabo Frio, Maricá, Paraty e Teresópolis.

    O projeto surge no momento em que a pandemia do novo coronavírus deixou sem trabalho milhares de pessoas, que perderam sua única fonte de renda. A ação integra o pacote de iniciativas da Enel #JuntosNaMesmaEnergia que destina R$ 23,4 milhões para ações com foco na prevenção e no enfrentamento a Covid-19 no País.

    Ao todo, 43 profissionais residentes dos municípios de atuação da empresa foram selecionados por meio do banco de dados da Rede Asta e por dois meses, confeccionarão paninhos de bocas para bebês. Cada profissional receberá R$ 2.739,20 pelo trabalho e, no total, serão produzidos 18.404 kits contendo 4 paninhos cada, que serão doados para instituições sociais, incluindo as que atendem pessoas com deficiência (PCDs).

    “O projeto Costura + Renda, em parceria com a Rede Asta, é bastante relevante, especialmente nesse momento crítico de pandemia. Ao capacitar e gerar renda para os costureiros e beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuímos para o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos e geramos valor compartilhado”, destaca Claudia Guimarães, Head de Sustentabilidade em Distribuição da Enel Brasil.

    O mapeamento dos costureiros selecionados para participar do projeto foi feito em conjunto pelas duas empresas. No final desta iniciativa, os profissionais vão participar de um curso de empreendedorismo oferecido pela Escola de Negócios da Rede Asta e irão integrar o projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, que tem o objetivo de promover a inclusão social por meio de práticas empreendedoras, o empoderamento feminino e a geração de renda às comunidades.

    “A parceria com a Enel Distribuição Rio, além de trazer a geração de renda para as costureiras, promove a doação dos paninhos para mães e bebês que mais precisam. A iniciativa trouxe também a oportunidade do desenvolvimento do empreendedorismo para mais mulheres de nossa rede de artesãs&costurerias. Acreditamos que o trabalho em Rede é essencial para transformação de vidas”, ressalta Míriam Lima, sócia da Rede Asta.

    Sobre a Enel Distribuição Rio

    A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

    Sobre a Rede Asta

    A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de levar conhecimento e acesso a mercados através do trabalho em rede para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, aprendizados e empoderamento financeiro. No início da pandemia, a Rede Asta lançou o localizador de máscaras, ferramenta online em que pessoas físicas compram direto das artesãs e costureiras que estão produzindo em casa e criou a iniciativa Máscara Mais Renda que se consolidou a metodologia do programa Costura Mais Renda.

    Últimas