Projeto “Sobre o riso que nos acolhe” leva alegria e arte a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Petrópolis
O projeto “Sobre o Riso Que Nos Acolhe – Encontros Artísticos com Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social” promete levar alegria e arte a diversos espaços em Petrópolis entre os dias 6 e 9 de setembro. Com uma programação que inclui apresentações teatrais, oficinas de palhaçaria e intervenções, o projeto será realizado em locais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, como escolas e instituições de acolhimento.
A iniciativa tem como objetivo criar um ambiente lúdico e acolhedor para promover a interação entre o público e os artistas. Utilizando a figura do palhaço e da palhaça como protagonistas, o projeto busca proporcionar momentos de alegria e descontração. “Já tivemos lindas experiências neste sentido. O público pode esperar um encontro aberto, lúdico e repleto de afetos que vão propiciar a todos momentos de alegria, descontração e encantamento”, ressalta José Madson, um dos integrantes do Grupo Teatro Circense Andança.
Confira a programação:
Dia 06/09
- Manhã: Espetáculo teatral “Himmelsrichtungen – Direções do Céu” e “Oficina Ações em Silêncio – Oficina de Palhaçaria para Surdos” na Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont.
- Tarde: Intervenção de palhaços “Cantando e Brincando com a Cultura Popular Brasileira” na Casa de Acolhida para Idosos.
Dia 07/09
- Manhã: Espetáculo teatral “A Última História” na Associação Oficina de Jesus.
- Tarde: Itinerância “Sobre o Riso Que Nos Acolhe” pelas ruas de Petrópolis.
Dia 09/09
- Tarde: Espetáculo teatral “Chororô do Rio” no Lar Santa Catarina.
Selecionado na Chamada Pública 05/2023 – Edital Funcultura – Alan Sask, o projeto “Sobre o Riso Que Nos Acolhe” conta com o patrocínio do município e do Instituto Municipal de Cultura. A realização do projeto é coordenada por Renata Alves e inclui a participação dos artistas Luisa Alves, Madson José e Rose Assis, integrantes do Grupo Teatro Circense Andança, além do ator Laércio Motta.