• Projeto resgata a história do teatro em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2021 16:39
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Contar um pouco da história do teatro é a proposta do projeto “40 anos de teatro em Petrópolis”. O trabalho reuniu representantes de grupos de teatro e profissionais ligados à atividade artística da cidade, para uma série de entrevistas que começa a ser exibidas nesta terça-feira (2/3). Entre amanhã e o dia 25 de março, oito profissionais ligados diretamente ao teatro contarão um pouco da trajetória na cidade. As entrevistas serão transmitidas as terças e quintas-feiras, sempre às 14h, nos canais digitais da Xdaquestão Produções.

    O projeto idealizado pelo ator, mágico e artista circense Nathan Cardoso, vai abordar todo o universo artístico da cidade, vai falar sobre todas as coisas que fazem parte do dia a dia dos artistas. O público vai conhecer, além de um pouco da história, também dos preparativos para o início de uma produção, passando por todo processo de criação até a estreia.

    “É incrível poder produzir um material que resistirá ao tempo e além de ser consumido pelo público em geral, vai proporcionar estudos futuros para enriquecer ainda mais o conhecimento sobre o assunto”, diz Nathan Cardoso que tem um longa história na arte. Componente da 4ª geração de uma família de artistas circenses, Nathan já participou de diversas produções em conjunto com diversos coletivos teatrais na cidade.

    O projeto apresentará oito entrevistas com duração de pelo menos 25 minutos cada. O público vai conhecer companhias, produtoras e grupos, que atuaram na arte do teatro, resgatando a história artística produzida na cidade, a partir dos anos 1980.

    Entre os convidados para contar um pouco dessa história estão profissionais que ajudaram a escrever a história do teatro em Petrópolis, entre eles Paulo Marcos de Carvalho, do Mama to na lona; Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti, do Grupo Pessoal Aí; Simone Gonçalves, do Grupo Teatral Povo do Cafundó; Fred Justen, diretor e fundador da Satura Companhia de Teatro; Lú Oliveira, do Total e Autoral; Joaquim Eloy, do TEP; Rodolfo Medeiros, do ITB e Maurício Araújo, da Xdaquestão Produções.

    A veiculação do projeto será realizada pelas plataformas digitais da Xdaquestão Produções no Facebook , no Instagram e ainda através do YoutubeXdaquestão Produções.

    Cronograma de exibições das entrevistas, que serão realizadas sempre às 14h:

    Dia 2/3 – Mama tô na lona – Paulo Marcos de Carvalho
    Dia 4/3 – ITB – Rodolfo Medeiros
    Dia 09/3 – Grupo Pessoal Aí – Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti
    Dia 11/3 – Povo do Cafundó – Simone Gonçalves
    Dia 16/3 – Xdaquestão Produções – Maurício Araújo
    Dia 18/3 – Satura Companhia de Teatro – Fred Justen
    Dia 23/3 – Total e autoral – Lú de Oliveira
    Dia 25/3 – TEP – Joaquim Eloy

    Últimas