• Projeto RenovaLixo, de alunos do Ciep Cecilia Meireles, conquista primeiro lugar no Petrópolis Innovation

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2023 10:10
    Por Helen Salgado

    No último sábado (23), os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, garantiram o primeiro lugar no Petrópolis Innovation, com o projeto RenovaLixo. O evento é organizado pela Júnior Achievement RJ, em parceria com a ONG SOS Serra. 

    O projeto vencedor da equipe “Cecilianos” tem a proposta de produzir eventos de cultura e esporte nos bairros de Petrópolis, onde o ingresso é concedido a partir da doação de resíduos recicláveis. A ideia é propor conscientização e engajamento coletivo. 

    “Eles fizeram um evento teste na nossa escola envolvendo 50 pessoas em um sábado, e ofereceram esportes, pilates, rodas de leitura e atividades para crianças. Nesse evento teste, arrecadaram 16 quilos de resíduos recicláveis”, conta Isabela Raposo, uma das professoras responsáveis pelo projeto. 

    A proposta foi idealizada pelos alunos João Bernardo, Bárbara e Bruna (2002), Mariana (2003) e João Pedro (2004), com a supervisão das professoras Isabela e Iulie Toman. 

    Como prêmio, os alunos ganharam uma viagem ao Piauí, para o congresso de jovens Findinexa, que contou com atividades acadêmicas, de lazer e tudo pago. O evento acontece em outubro. Agora, a escola aguarda a confirmação para saber se a equipe vencedora participará neste ou no próximo ano. 

    Isabela lembra ainda que uma outra equipe da escola esteve na final do concurso, que contou com 33 participantes, entre alunos do ensino médio de escolas públicas de Petrópolis. Entre as nove que foram classificadas para final, duas foram do CIEP Cecília Meireles. 

    A professora explica que o concurso é um desafio do programa ‘Innovation Camp’ da Junior Achievement, organização de empreendedorismo jovem presente em mais de 100 países, que consiste em encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto utilizando ferramentas de design thinking. O desafio era sobre as chuvas/tragédias de Petrópolis relacionadas ao lixo. 

    Os alunos participaram de cursos e fizeram propostas, tendo sido um dos quesitos do desafio a prototipagem da ideia. No final, os jovens apresentaram um pitch de 3 minutos e responderam perguntas dos jurados por 5 minutos.

    Segundo Isabela, a Innovate Girls, segunda equipe finalista, não ficou entre os três primeiros colocados, mas estabeleceu diversos contatos com empresas e parceiros interessados em concretizar a ideia na cidade. 

    Foto: Divulgação

    A proposta do grupo consiste em criar um Museu do Lixo, transformando lixo em arte e ter, na construção das obras, diversas linguagens produzidas por artistas e em propostas educacionais em escolas da cidade. No grupo estão Glícia e Ana Ester (2002), Kethelyn e Julia (2004) e Victória (2001).

    Últimas