• Projeto realiza plantio de 600 mudas de árvores nativas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/12/2016 15:21

    O Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), em parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Nogueira, vai realizar o plantio de 600 mudas de árvores nativas no entorno do Lago de Nogueira, um dos cartões postais do bairro petropolitano. O solo do local foi limpo por uma equipe do projeto e voluntários da comunidade local para receber as mudas que serão plantadas a partir da segunda quinzena de dezembro.

    Segundo Luis Carlos Veigas, membro da Associação de Moradores e Amigos de Nogueira, o lago vinha sofrendo um longo processo de degradação ambiental. “Nos anos 90, metade do lago foi aterrado e a associação do bairro vinha tentando reverter a situação com um processo para remoção do aterro e revitalização da área”.

    Há cerca de um ano, de acordo com Luis, a Prefeitura, a Companhia Águas do Imperador e a comunidade entraram em acordo, pelo qual o aterro será mantido, mas, em contrapartida, um Jardim Botânico será construído na área de aproximadamente 20mil metros quadrados. “O lago também será desassoreado e uma estação de tratamento de água será construída em outra área adequada. A parceria com o Projeto AMA está sendo muito importante nessa etapa de reflorestamento da área para, no futuro, implantarmos o Jardim Botânico”. 

    O Projeto AMA é uma iniciativa do Grupo Petrópolis e já plantou mais de um milhão de mudas de árvores nativas. O AMA abrange a região serrana do RJ, nas cidades de Teresópolis e Petrópolis. Desde 2010 após o plantio, as árvores passam por processo de manutenção.

    O Projeto AMA também desenvolve durante todo o ano aulas de educação ambiental e trilhas ecológicas, em parceria com o Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes e escolas municipais das regiões, com o objetivo de incentivar a preservação e difundir a cultura de responsabilidade ambiental nas comunidades. Este ano mais de 850 alunos de escolas públicas dos municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto foram beneficiados.

    Sobre o Grupo Petrópolis – O Grupo Petrópolis é atualmente o segundo no ranking das cervejarias do Brasil e tem capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra, Weltenburger e Miller, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o isotônico Ironage, as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka e a água Petra. Com sete fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 26 mil empregos diretos. Por meio do projeto AMA, promove plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais.

    Últimas