• Projeto Rane comemora cinco anos de fundação com II Mostra de Arte Negra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Para marcar o quinto aniversário de sua fundação em Petrópolis, a Rane, Casa de Cultura Negra, apresenta a II Mostra de Arte Negra, oferecendo atrações gratuitas em diversos locais da cidade. No próximo sábado, dia 20 de abril, o coreto da Praça de Cascatinha será palco de atividades culturais. Às 15h, os espectadores terão a oportunidade de desfrutar da contação de histórias “Histórias da Mãe África”, conduzida pelos atores Simone Gonçalves e Ariel Barbosa. Logo em seguida, às 16h, a dinâmica Oficina de Dança Afro, liderada por Soninha Maracanã, promete encantar o público. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

    A Mostra, patrocinada pelo Fundo Municipal de Cultura e pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio da Chamada Pública 05/2023, Edital Funcultura – Alan Sask, celebra não apenas o aniversário da Rane, mas também sua trajetória marcante na cidade. “É importante proporcionar oportunidades de empoderar o nosso povo por meio das manifestações culturais. Desde que foi inaugurada, a Rane busca promover ações de resistência, resgate e valorização”, ressalta a produtora cultural e representante da liderança negra em Petrópolis, Soninha Maracanã.

    Foto: Divulgação

    A oficina de dança afro-brasileira ministrada pela produtora cultural exemplifica esse compromisso, oferecendo instrução em danças tradicionais como afro, Ijexá, samba de roda, jongo e dança dos Orixás.

    Além das atividades específicas da Mostra, o projeto, fundado em abril de 2019, promove uma série de eventos regulares, incluindo rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, de dança e teatrais em locais alternativos. Um destaque é a contação de histórias, uma tradição resgatada pelo projeto que visa preservar as ricas tradições dos povos africanos.

    No próximo sábado, o público poderá prestigiar as “Histórias da Mãe África”, uma experiência que inclui música de capoeira, cantos de vissungo e cantos religiosos, proporcionando uma imersão nas origens culturais africanas. “Esse é um trabalho encantador, levado pela música de capoeira, cantos de vissungo e cantos de religiosidade. São interações que resgatam nossas origens e atraem grande interesse do público”, destaca Simone Gonçalves, produtora cultural e atriz envolvida no projeto junto a Ariel Barbosa, que enriquece as apresentações com música de berimbau e pandeiro, promovendo uma interação envolvente com o público.

    Foto: Divulgação – Os atores Ariel Barbosa e Simone Gonçalves.

    O trabalho traz, ainda, o conto “A Criação do Mundo”, repleta de simbologias que resgatam a tradição da contação de histórias, hábito que contribui para a preservação da cultura por meio da transmissão oral. “É um momento de grande conexão com o público e é uma grande satisfação contribuir com a preservação de histórias que fazem parte da nossa cultura afro”, acrescentou o ator Ariel Barbosa. 

    A II Mostra de Arte Negra da Rane, Casa de Cultura Negra, promete uma programação diversificada ao longo de todo o mês, estendendo-se até maio. Destaques incluem o espetáculo “Balaio Ancestral”, apresentado pelo Coletivo Rane de Teatro, nos dias 27 de abril, às 20h, e 28 de abril, às 18h, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Em 10 de maio, o projeto estará no CEU da Posse, às 10h, oferecendo contação de histórias e oficinas de dança e turbante.

    Confira a programação:

    20/04, a partir das 15h – Coreto de Cascatinha – Oficina de Dança Afro e Contação de História;

    27/04, às 20h – Centro de Cultura Raul de Leoni – espetáculo Balaio Ancestral;

    28/04, às 18h – Centro de Cultura Raul de Leoni – espetáculo Balaio Ancestral;

    10/05, às 10h – CEU da Posse – contação de histórias e oficinas de dança e turbante.

    Últimas