• Projeto ‘Raízes Históricas’ reúne música e contação de história para falar sobre lendas africanas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/01/2021 12:53
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A contação de história intitulada “Raízes Históricas” é um projeto de música e contação de história que se pauta em lendas africanas, histórias de conhecimento popular e livros que usam como personagens principais homens e mulheres pretas.

    O projeto possui classificação livre, a estreia será neste sábado dia 16 de janeiro às 18h, mas o vídeo vai permanecer à disposição de todos os internautas no Youtube da Xdaquestão Produções.

    A contação objetiva primordialmente a valorização da pessoa preta através do respeito aos idosos, a relação com a natureza e como lidar com escolhas e emoções. A contação de história foi realizada pelo multiartista Ariel Barbosa que sempre contextualiza as raízes do povo preto no Brasil e a importância dele.

    Ariel Barbosa / Foto: Divulgação

    De acordo com Ariel a história selecionada trata-se da obra literária “Bruna e a galinha d’angola”, uma obra que aborda a importância de árvores, flores, frutas e bichos – todos símbolos respeitados e relevantes desde que o mundo é mundo. Seja a macieira com sua maçã inicial, seja a galinha d’angola espalhando terra para dar firmeza ao chão – todos têm representado a reverência de tempos, antigos e modernos, aos primeiros passos da raça humana.

    “Os negros que foram trazidos da África contra a sua vontade, há muitos anos, e aqui participaram como brasileiros, intimamente, do esforço de fazer do Brasil uma nação. Homens e mulheres prestas trouxeram com eles suas tradições que se tornaram tradições do Brasil como um todo e essa contação aborda um pouco desse pensamento e sentimento”, explica Ariel.

    Mesmo diante da veiculação no Canal Cultura Petrópolis, a Xdaquestão Produções, em parceria com a Comunicação Livre, decidiu criar uma data e horário especiais para a veiculação do material, de forma a dar destaque ao trabalho do multiartista.

    “Produzir o projeto Raízes Históricas com o ator Ariel Barbosa foi um presenta para a produtora. A história é linda, a contação foi cheia de emoção e temos certeza que todos que assistirem vão ficar encantados”, pontua Maurício Araújo da Xdaquestão Produções.

    Na obra, Gercilga de Almeida escolheu a bela imagem da galinha d’angola para contar, a crianças e adultos, a história de como a terra ficou segura – e de como Bruna e suas amiguinhas da grande aldeia chamada Terra se afeiçoaram à Conquém, na beleza de sua pele escura pintada de pequenas bolas brancas.

    A história toma vida nas palavras, gestos e interpretação do ator Ariel Barbosa, a Direção Geral e Executiva foi assinada por Maurício Araújo, a diretora de produção e secretária teatral é a jornalista Carla Coelho e a produção é uma parceria entre as empresas Comunicação Livre e Xdaquestão Produções.

    O edital de projetos culturais ‘Fique em Casa com Cultura’ do IMCE – Instituto Municipal de Cultura e Esportes selecionou 100 projetos de artistas petropolitanos e os produtos finais estão sendo veiculados no Canal Cultura Petrópolis, criado pelo Conselho Municipal de Cultura.

    Últimas