Projeto quer colocar Petrópolis na rota nacional do turismo de negócios
Um projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico quer colocar Petrópolis no mapa nacional do turismo de negócios. A cidade já é reconhecida como um dos destinos indutores do turismo pelo governo federal e agora, com esse projeto, quer tornar o município também conhecido no segmento de negócios, que movimenta mais de R$ 30 bilhões ao ano no país.
A primeira fase do programa, com o levantamento dos locais que podem receber de 100 a 300 pessoas, já foi concluída. Agora, está sendo feito o mapeamento do entorno desses pontos, o que deverá apontar qual a infraestrutura de cada um deles. “Encontramos 20 locais que podem receber os eventos e estamos mapeando o que esses auditórios têm em seu entorno para atender ao turista, como, por exemplo, a rede hoteleira, os restaurantes, os pontos turísticos e empresas especializadas em fazer o cerimonial”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.
O projeto foi apresentado na semana passada para empresários do setor de turismo e a previsão é de que até o fim de setembro o estudo completo e o plano de apresentação da cidade para o turismo de negócios sejam finalizados. “Petrópolis tem condições de competir com cidades como Búzios, Angra dos Reis, Campos dos Jordão, Juiz de Fora, que recebem esse tipo de turismo. Estamos muito confiantes e acreditando no potencial de Petrópolis para ser um dos grandes destinos do turismo de negócios nacional”, afirmou o secretário.
Boa parte dos auditórios localizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômica está em hotéis e instituições de ensino, tanto no Centro Histórico, quanto em Itaipava. “O turismo de negócio movimenta a cidade de segunda a sexta-feira, um período em que os hotéis da cidade geralmente estão vazios. Além disso, movimenta toda uma rede dentro do setor, que vai da gastronomia até o transporte”, ressaltou Marcelo Soares.
Após a conclusão do plano, entra em operação outra fase do projeto, que é a captação das empresas que promovem esse tipo de eventos. A intenção, segundo o secretário é “vender” Petrópolis para essas empresas e mostrar o quanto a cidade é atrativa e com condições de receber esse turista. “Esses eventos são programados geralmente com seis meses de antecedência, por isso a intenção é entrar em contato com eles agora para que Petrópolis entre no circuito”, concluiu Marcelo Soares.
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