Projeto que proíbe flanelinhas não passa na Câmara Municipal
O projeto que proibia o exercício de flanelinhas em Petrópolis foi rejeitado na tarde dessa terça-feira (6) pela Câmara Municipal, apesar de ter tido seis votos favoráveis, quatro contra e uma abstenção. O problema é que a matéria não atingiu o quórum especial de oito vereadores para ser aprovado e um dos problemas foi a divergência sobre a matéria, pois alguns defendiam que o tema é regulamentado por lei federal.
Esta foi a quarta vez que o projeto entrou em votação, sendo que a primeira foi em dezembro,quando faltava uma sessão para encerrar o ano legislativo. Naquele momento, por conta de uma articulação do vereador Marcio Arruda (PR), foi feito o pedido de vistas, voltando à pauta no início deste ano, quando, por duas vezes foi feito o pedido de vistas, chegando ao dia de ontem, quando foi rejeitado. O autor da matéria, vereador Antônio Brito (PRB) defendeu o projeto por entender a sua importância, lembrando que os flanelinhas geram problemas que os petropolitanos e turistas enfrentam no dia a dia.
O vereador Reinaldo Meirelles (PP) também defendeu o projeto, lembrando que o cidadão ofre com a atuação dos flanelinhas e “quando não dá o dinheiro que pedem, tem o carro danificado”. O projeto proibindo a prática de flanelinhas tinha o apoio de várias entidades da cidade, incluindo do setor de turismo. A expectativa agora é que o vereador Antônio Brito apresente outro projeto, conforme sugeriu o vereador Jamil Sabrá (PDT), que atenda a legislação federal e as necessidades da cidade.