• Projeto para formação de brigada mirim abre inscrições

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/02/2018 14:35

    Estão abertas as matrículas para o Curso de Formação de Brigada Mirim, projeto que orienta de maneira teórica e através de vivências práticas como as crianças podem executar habilidades de bombeiros, como primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, salvamento, dentre demais objetivos. As aulas terão início no dia 24 de fevereiro, dando seguimento ao calendário escolar, e serão ministradas na sede esportiva do Petropolitano Foot-Ball Club, situado na Rua Simon Bolivar – Valparaíso, sempre às terças-feiras, das 8h às 11h30; quintas-feiras, das 14h às 17h30 e, aos sábados, com aulas práticas, das 8h às 12h30. A matrícula para ingressar no projeto custa R$20 e a mensalidade R$70, para isso, os alunos deverão estar regularmente matriculados na escola e ter idade entre 6 e 17 anos. Todos os alunos terão o boletim escolar acompanhado pelo coordenador do programa. Informações através do telefone (24) 99314-1842.

    O projeto tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou com violação de direitos, resgatando e fortalecendo a autoestima; trabalhar conceitos de cidadania, civismo, disciplina e educação, além de melhorar o comportamento do aprendiz junto à escola e à família. “O intuito é também oferecer e criar oportunidades através de um contato participativo com a comunidade, priorizar a educação preventiva de acidentes e valorizar a prática de atividades físicas no dia a dia das crianças e adolescentes. As atividades propostas foram cuidadosamente pensadas para serem trabalhadas em sintonia com a escola, oferecendo um apoio educacional e moral a estes jovens, criando laços de convivência, fortalecendo e estimulando seus sonhos e contribuindo para a formação do seu caráter”, explica o Bombeiro Civil e coordenador do curso, Fernando Kappaun.

    O projeto será dividido por módulos e, a cada módulo, será realizada uma formatura, onde o Brigadista Mirim ganhará um certificado. Ao fim do primeiro módulo, o aluno receberá sua farda, que será utilizada nas formaturas, visitações, palestras ministradas fora do centro de treinamento, dentre outros. “A farda é composta de calça, camisa, gandola, cinto, coturno, cobertura e cinto tático e é de uso obrigatório, assim como todo o uniforme do projeto. Para educação física é necessário short e camiseta e, para a instrução, apenas camisa e calça de tactel, sendo estes encomendados previamente”, orienta o coordenador.

    As disciplinas presentes no currículo são: Rendimento escolar, prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, segurança no lar, segurança ao ar livre, segurança no trabalho, educação para o trânsito, ética e civismo, hierarquia e disciplina, educação ambiental, programas de saúde, Defesa Civil, educação antidrogas, educação legislativa, educação tecnológica, atividades intelectuais, noções de nós e amarrações, educação física, atividades em piscina, rapel, animais peçonhentos, entre outras atividades práticas. Em todos os dias de aula será servido reforço alimentar aos brigadistas mirins. “As instruções terão como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano, com a apresentação e a motivação de valores, respeito a todos os seres vivos, à natureza e a prática da solidariedade”, finaliza Kappaun.


    Últimas