
Projeto Ler em Cena traz histórias de guerra, intolerância e resistência feminina ao palco do Teatro Imperial nesta semana
O projeto Ler em Cena – Leituras Dramatizadas de Teatro, segue sua programação no Teatro Imperial com duas apresentações nesta semana, sempre às 19h30, e com entrada gratuita. As leituras aproximam o público da dramaturgia em sua essência, valorizando a força do texto e da interpretação sem o apoio de grandes cenários ou recursos técnicos.
Na quarta-feira (16), o coletivo Foco de Teatro apresenta Novas Diretrizes em Tempos de Paz, texto de Bosco Brasil, com direção de Rodolfo Medeiros. A história se passa em abril de 1945, no saguão da imigração do porto do Rio de Janeiro, onde Segismundo, um ex-torturador do regime Vargas que agora trabalha como fiscal de entrada de estrangeiros, enfrenta Clausewitz, um imigrante polonês recém-chegado ao Brasil. À medida que a conversa avança, o interrogatório se transforma em um intenso duelo psicológico, revelando feridas da guerra, segredos e contradições humanas. O elenco conta com Renan Miranda no papel de Segismundo e Daniel Pellegrini como Clausewitz.
Na quinta-feira (17), a Cia Teatral Decaranacena apresenta Batom Vermelho Sangue em Boca de Mulher, com texto e direção de Ângela Vinagre. A leitura dá voz às vítimas de feminicídio por meio de relatos reais e poéticos. Mulheres que retornam após a morte para contar suas histórias e revelam como amor, ciúmes, maternidade, controle e violência se entrelaçam até culminar em suas mortes.

Foto: Divulgação
O Ler em Cena é uma iniciativa do Teatro Imperial para fortalecer a cena teatral local e promover o intercâmbio entre artistas da cidade.
As leituras acontecem sempre às 19h30 e a entrada é gratuita.
O Teatro Imperial está localizado na Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro.
Leia também sobre Petrópolis e região: