Projeto garante capacitação de jovens que buscam o primeiro emprego

  • 31/08/2018 17:53

    Se você está em busca do primeiro emprego, fique atento: estão abertas as inscrições para o projeto Jovem Alerta, uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que busca estimular e facilitar a busca pela primeira oportunidade no mercado de trabalho e fortalecer os vínculos familiares dos jovens. O curso será oferecido nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na Posse e no Centro, com início nos dias 11 e 13 de setembro, respectivamente.

    “O curso tem como objetivo preparar o jovem para sua vida profissional. Ele receberá instruções sobre o mercado de trabalho e terá informações sobre cidadania e outros temas importantes para este público. Queremos, junto com o CIEE oferecer uma capacitação para o jovem para que ele crie perspectiva de um futuro profissional”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

    O Jovem em Alerta é um projeto socioeducativo do serviço social do CIEE. Ele tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento do jovem e com o seu aprimoramento social. A capacitação vai durar, aproximadamente, três meses, sendo previstos 18 encontros. Neles, serão abordados temas como a reflexão sobre o conceito de família, sexualidade, gravidez na adolescência, discussão sobre drogas e os efeitos de seu uso, entre outros.

    “O trabalho é realizado através da mobilização dos jovens de 14 a 24 anos com intuito de despertar a participação mais efetiva no protagonismo, autonomia e identidade destes usuários e, consequentemente, contribuindo com o exercício de cidadania ampliada. Eles consistem no público-alvo das instituições e equipamentos da proteção social básica e proteção social especial”, explica a psicóloga e assistente social do CIEE, Vanessa Santos.

    A Assistência Social e o CIEE já realizam trabalhos voltados para o incentivo aos jovens na busca pelo primeiro emprego. A parceria já permitiu, neste ano, a inscrição de 53 jovens no Programa Acessuas Trabalho, que visa facilitar o acesso de famílias beneficiárias de programas sociais ao mercado de trabalho.

    “É sempre importante gerar atrativos para o público mais jovem, para que eles possam se interessar e participar das ações. Esta interação nos permite conhecer um pouco mais das necessidades da comunidade e oferecer um serviço característico para os atendidos pela Assistência Social. A ideia é disponibilizar a capacitação para os atendidos pelos CRAS”, destaca o diretor de Proteção Social Básica, Rodrigo Lopes.

    As inscrições para o Jovem Alerta estão sendo feitas diretamente nos CRAS. O da Posse fica na Estrada União e Indústria, sem número, ao lado do CIEP Gabriela Mistral. Já o do Centro, na Rua Dr. Sá Earp, 39. Para se inscrever, basta o jovem levar o RG e o CPF. 

    Últimas