• Projeto estimula a leitura entre as crianças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/04/2016 09:30

    O projeto Bem Literário que incentiva a leitura de crianças e jovens do 5º ao 9º ano matriculados em escolas das redes públicas de ensino já atendeu mais 15 mil alunos desde 2013 e volta a Petrópolis no próximo mês. Dentre outras propostas o projeto que é desenvolvido a partir da leitura do livro "Liebe: o menino chamado amor", é trabalhado, em sala de aula, assuntos delicados relacionados à realidade dos alunos. A finalização do projeto culmina em um encontro com o autor do livro, Leffer, que ministra uma palestra/show para os alunos. O próximo acontece no dia 5 de maio às 9h30 na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Duarte da Silveira. 

    No conto é abordado cotidiano de um menino de sete anos de idade no meio de um conflito entre os pais e quase é agredido durante uma discussão, o bastante para os pais se separarem. A partir da história, o Bem Literário, aborda assuntos delicados como: alcoolismo, conflitos familiares, respeito, autoestima, esperança, amor, perdão, persistência, fraternidade, solidariedade, aceitação, fé, entre outras questões que surgem durante a leitura, de uma maneira sutil. A narrativa ainda faz com que essas crianças não se sintam sozinhas, elevando sua autoestima e dando?lhes esperança de um futuro melhor.

    A coordenadora do Projeto Bem Literário, Marcelle Vasconcelos, contou que era diretora de uma escola em Três Rios quando se encantou pelo trabalho de Leffer, autor do livro trabalhado. "Quando recebi o livro achei audacioso trabalhar o tema com crianças. Fizemos o projeto e da primeira vez que vi um encontro percebi uma magia que não conhecia. Leffer levava uma palavra de amor e de esperança. Foi impressionante. Fui convidada a participar e posso dizer que até hoje não tem ninguém que teve acesso ao material e não ficou encantado", afirmou Marcelle. 

    Os profissionais de escolas, onde o Projeto Bem Literário já foi desenvolvido, relataram em vídeos as experiências dos alunos após a leitura e a conclusão do projeto. Segundo os depoimentos os adolescentes passam a enxergar a família de outra forma e tratar os mais com mais amor, dispostos a entender a situação, acima de tudo sabendo que há outros passando pelo mesmo problema. 

    “Esse retorno foi o gás que tivemos para prosseguir, isso é o mais importante. As crianças querem ler, desde que seja algo que as interesse. Eles se identificam com a história e relatam que a partir do projeto tem procurado mais a leitura. O livro fala sobre amor, respeito, família e perdão. Tem encontros que as crianças se emocionam e encaram o Leffer como um amigo e pedem conselhos

    A coordenação busca incentivo na lei Rouanet, mas durante os três anos de assistência o projeto já passou por diversas escolas da região e vem sendo desenvolvido nos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Areal, Três Rios e Japeri. Para financiar o livro que não é comercializado as parcerias com empresas como a Carl Zeiss, Águas do Imperador, Dentsply, Aalborg Brasil, SESC, Grupo Mil, Secretarias Municipais de Educação entre outras, tem sido de extrema importância para dar seguimento com as ações. O instituto Aírton Senna adotou o livro para o programa Acelera Brasil.


    Sobre o autor 

    Leandro Fonseca Leal Ferreira (Leferr) nasceu no dia 11/04/72 em Petrópolis/RJ. É autor dos livros “Campo de Estrelas” (2006), “Um segundo caminho” (2009) e “The End” (2012) destinados ao público adulto e em 2013, lançou “Liebe – o menino chamado amor”, destinado ao público infanto-juvenil. Desde sua publicação, Leferr tem se dedicado ao Projeto Bem Literário, levando às escolas públicas aonde é chamado, as mensagens que fazem parte da sua filosofia de vida. Devido à percepção da importância da discussão do tema abordado nesta obra, está atualmente finalizando o livro "Liebe: Parte 2", a fim de dar prosseguimento ao Projeto Bem Literário, atendendo às solicitações dos diretores, orientadores, psicólogos, professores e alunos. 


    Últimas