• Projeto do “Metrô de Petrópolis” será apresentado hoje no Sicomércio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/07/2019 09:13

    Será apresentado hoje, às 19h, no auditório do Sicomércio o projeto do Maglev – veículo sobre trilhos movido à propulsão – que poderá ser implantado na cidade. Chamado de “Metrô de Petrópolis”, a iniciativa deverá ser uma das propostas apresentadas no chamamento público ou o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pela Prefeitura na semana passada. Os projetos deverão ser entregues no dia 22 de agosto.

    De acordo com a Prefeitura, o projeto aprovado para a instalação do chamado “Metrô de Petrópolis” deverá contar com estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira que irão compor a licitação da implantação e operação do sistema de transporte público coletivo com acionamento elétrico. A concessão do serviço será por 30 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

    O PMI é a base para a apresentação do projeto do Maglev. O novo modelo de transporte público vem sendo discutido desde 2017 na cidade e no ano passado foi apresentado ao Conselho Municipal do Trânsito (Comutran). No entanto, os conselheiros rejeitaram a proposta, alegando dúvidas.

    O projeto do Maglev, que foi incluído no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), prevê 11 quilômetros de extensão – sendo 4,5 km em via elevada e 6,5 km em via subterrânea) ligando o Quitandinha a Rua Teresa, no Centro. A ideia inicial era um arco imperial com 16 quilômetros, mas foram feitas alterações para evitar que as estações ficassem em áreas sujeitas a inundação. A previsão é carregar cerca de 510 passageiros a cada viagem. Além disso, o trem anda a uma velocidade média é de 60 km/h, quatro vezes mais veloz do que o trânsito urbano, que gira em torno de 12 km/h.

    Leia também: Novo plano de mobilidade começa pelo Alto da Serra

    Leia também: (I)Mobilidade urbana:  falta de investimentos atrasa viagens e prejudica usuários do transporte público


    Últimas