• Projeto do Cefet levanta iniciativas para ajudar empreendedores de pequeno porte

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2021 15:44
    Por Redação Tribuna

    Reunir informações sobre empreendedores iniciantes para que possam divulgar virtualmente seus trabalhos, ideias e projetos sociais, além de terem um espaço para adquirir conhecimento. Esse é o objetivo do projeto de extensão Abrace, do Cefet/RJ campus Petrópolis. Pensando ainda em melhorar o desempenho dos empreendimentos, a iniciativa vai fornecer palestras e divulgar materiais para ajudar os interessados a conquistarem o mercado. Tudo de forma gratuita e on-line.

    A equipe do Abrace – formada pelos docentes Alexandra Rocha, Frederico Oliveira e Renata Mariano e pelo bolsista Gabriel Monteiro, discente do curso de Engenharia de Computação – acredita que a extensão seja um meio de ofertar conhecimento e qualificação gratuita à sociedade, e de aprender e reconhecer os diferentes e inovadores projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento de Petrópolis.

    Dessa forma, a proposta do projeto é ofertar uma plataforma a todos que desejam adquirir conhecimento a respeito do mundo dos negócios e trocar experiência com outros empreendedores. As pessoas interessadas em aderir à iniciativa devem se inscrever por meio do formulário on-line, disponível entre os dias 20 de janeiro e 8 de fevereiro.

    Ao se inscrever, a pessoa fala um pouco sobre suas ideias, empreendimento ou projeto social, a fim de ajudar o Abrace a criar um catálogo com diversas experiências e interesses, dos mais diferentes setores. As respostas ajudarão na escolha das temáticas abordadas nas próximas palestras on-line. Além disso, os empreendedores poderão falar um pouco sobre como foi o processo de criação do seu negócio, como contornaram dificuldades e ganharam espaço. Os dados pessoais coletados no formulário não serão divulgados a terceiros ou utilizados para envio de comunicações massivas. Entretanto, algumas experiências, quando autorizadas, poderão ser compartilhadas no Instagram do projeto e, assim, ganhar destaque pelo trabalho desenvolvido.

    Ações realizadas pelo projeto e planos futuros

    Ao longo do ano de 2020, o Abrace ofertou cinco diferentes ciclos de formação virtuais, iniciando com palestras a respeito de cuidados e prevenção à Covid-19 em ambientes comerciais, como restaurantes, bares e outros; seguindo para a formação de jovens e de cidadãos petropolitanos no posicionamento on-line de seus negócios; focando no terceiro encontro na linguagem por meio de conceitos básicos de produção de texto, fotografia e vídeo para as redes sociais; depois abordando o fortalecimento de marcas e quais os cuidados que se deve ter para registrá-las e fazê-las serem lembradas pelos clientes; e finalizando com a importância das finanças para a vida financeira dos micro e pequenos negócios.

    Em 2021, a iniciativa se alinha às metas propostas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, à promoção de ações que possam ir ao encontro dos seguintes objetivos: igualdade de gênero, redução das desigualdades e cidades e comunidades sustentáveis. Esses três eixos acolhem e permitem alargar o olhar para os projetos e ações sociais que acontecem em Petrópolis e possibilitam a esses um espaço de fala, como também de escuta: muitas pessoas possuem boas ideias, mas podem faltar exemplos e até mesmo iniciativas que possam agregar e ajudar na promoção de ações mais justas e solidárias.

    Últimas