• Projeto debate e remonta espetáculo que conta a história de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/03/2021 18:35
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A história de Petrópolis é o tema central do projeto “Petrópolis Uma Cidade Imperial”, que durante essa semana vai realizar uma sequência de bate-papo. A proposta é debater e apesentar o espetáculo de mesmo nome (Petrópolis Uma Cidade Imperial), montado em 2015 pela Xdaquestão Produções e agora foi revisitado. O trabalho é realizado a partir de recurso da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

    A remontagem do espetáculo, que vai ser tema dos bate-papos, buscou uma nova pesquisa histórica, com recorte mais objetivo e para isso foi elaborado um novo texto dramatúrgico. Todo o espetáculo foi repensado, desde elenco a cenário, figurinos e adereços. O trabalho em novo formato será exibido ao final da séria de debates, no dia 27, com tradução em libras.

    O produtor, Maurício Araújo pontuou que a intenção desse projeto é a realização de um espetáculo de teatro que apresente uma seleção histórica, da forma mais neutra possível e alinhada aos mais relevantes momentos da existência de Petrópolis e dos seus personagens. Para Maurício o trabalho fará papel de complementação a disseminação de conhecimento e conteúdo sobre a cidade.

    De acordo com Maurício Araújo, o teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer pessoa, independente da faixa etária, classe social, credo ou raça.“A sociedade clama por acesso à informação que possa ser entendida e assimilada de forma simples e clara. Acreditando nisso nós, sempre estamos a postos para criar e executar diversas iniciativas com o intuito de estabelecer mecanismos para disponibilização de informações sobre a história de Petrópolis”, afirmou.

    O projeto conta com a pesquisa da historiadora Maria Angela Gomes, que destaca que todo o conteúdo será transmitido pelo espetáculo com uma linguagem lúdica e pedagógica. “Elaborei uma pesquisa detalhada e baseada em fontes renomadas, momentos históricos relevantes e peculiares da história dos colonizadores e cidadãos normais e, dessa forma, vamos conseguir transmitir informações que comprovam a contribuição da cidade de Petrópolis na história do Brasil e no desenrolar da democracia nacional”, ressaltou a historiadora.

    O projeto conta ainda com a participação da a diretora de Produção e Secretária Teatral, a jornalista Carla Coelho; a assistente de produção Rosane Guitarelli; diretor Artístico e Dramaturgo Paulo Marcos de Carvalho; e no elenco: Andrea Dutra, Ariel Barbosa, Fabio Branco, Flávia Miranda, Jonas Raibolt, Monica Campos, Nathan Cardoso e Vania Moreira.

    A transmissões serão realizadas até o di 27/3, sempre às 17h, pelos canais da Xdaquestão Produções no Facebook, Instagram e Youtube:

    23/03 – Bate papo “Estudo, pesquisa e adaptações para criação de figurinos e adereços – Pryscila Dias – Figurinista e Aderecista”

    24/03 – Bate-papo “Estudo, pesquisa e criação de cenários – Natália Lana – Cenógrafa”

    25/03 – Bate papo “O dia a dia de uma produção histórica – Maurício Araújo– Produtor Cultural”

    26/03 – Bate papo “A interpretação de personagens reais – Elenco”

    27/03 – Espetáculo inédito “Petrópolis Uma Cidade Imperial” – Com Interpretação de Libras

    Últimas