• Projeto de gestão de dados da Fundação CEPERJ é destaque no Fórum Internacional em Portugal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/06/2022 17:16
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Fundação CEPERJ é o único órgão governamental Brasileiro a se destacar no ENGAGE 2022, em Portugal. O evento é voltado para profissionais de nível sênior do governo, instituições e organizações privadas e reúne líderes de 354 países. 

    Gabriel Lopes, Presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), está em Portugal, representando a Fundação, no Fórum de Tecnologia Sustentável. Durante o evento, Lopes, como um dos palestrantes, apresentou a Infraestrutura de dados espaciais (IDE.RJ) nova ferramenta de gestão de dados desenvolvida pela CEPERJ e parceria da empresa Codex, que visa modernizar a gestão de dados do Estado do Rio de Janeiro. 

    A Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE.RJ)  promete a implantação inédita, transformando o Rio de Janeiro no único Estado da América Latina com cobertura de imagens de satélite, com 15cm de HD. 

    A plataforma terá integração com o observatório dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis para a agenda da ONU 2030 do Estado do Rio.

    “O IDE.RJ permite que os gestores públicos tenham acesso a informações robustas e ferramentas de planejamento e gestão territorial, como por exemplo a identificação de áreas de expansão urbana, situação da malha viária, crescimento urbano desordenado, loteamentos irregulares, áreas de expansão industriais, entre outros. Essa é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do Estado e adoção de políticas públicas baseadas em dados”, explica Gabriel Lopes, Presidente do CEPERJ.

    De acordo com Gabriel, a falta de intercâmbio entre os dados estaduais acabou gerando uma certa inoperabilidade das informações. Não raro, havia diferentes interpretações a respeito de uma mesma área, gerando decisões distintas ou mesmo contraditórias na atuação dos diversos órgãos do Estado. 

    “A Infraestrutura de dados espaciais, (IDE.RJ) trará a organização e disponibilização destes dados em local único, oficial e acessível, garantindo o melhor ordenamento do armazenamento, do tratamento, da atualização e da disseminação dos mesmos, contribuindo para maior disponibilidade, agilidade, transparência e segurança na atuação de todos os atores interessados”, ressalta Gabriel Lopes.

    Últimas