• Projeto cultural exibe curtas produzidos por petropolitanos nesta quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2017 15:00

    Há 120 anos,Victor Di Maio, no Hotel Theatro Cassino Fluminense – onde hoje se localiza o Edifício Profissional, colocava Petrópolis no mapa da história do cinema nacional: acontecia a primeira exibição cinematográfica de filmes nacionais do Brasil. Em comemoração a essa data e aos 120 anos do cinema em Petrópolis, o Cinema360º promove uma exibição pública no mesmo local, hoje, a partir das 20 horas.

    Uma câmera na Mão e Petrópolis na cabeça é um projeto realizado pelo coletivo Cinema360º que teve início em outubro e contou com várias atividades incluindo oficinas, seis exibições públicas e a ORA – Oficina de Realização em Audiovisual, que contou com oito aulas com especialistas da área e que resultou em quatro curtas produzidos pelos alunos. Este material será apresentado na exibição do Edifício Profissional, além de outros filmes que fizeram parte da programação.

    A participação de Petrópolis no mundo do cinema ainda tem muitos outros capítulos. Foi na cidade que os irmãos Segretto montaram a primeira produtora de filmes do país, em 1908. Nas décadas de 40 e 50, o jornalista César Nunes e Jacy Guarany se revesavam nas exibições públicas na Praça da Liberdade. Inclusive o Palácio de Cristal, cenário do Salão de Novidades dos irmãos Paschoal e Afonso Segreto entre 1902 e 1906, que reunia circo, teatro e exibições. Todos esses cenários foram contemplados com exibições de filmes ao longo do projeto.

    Essas são algumas informações que foram levantadas através da pesquisa de mestrado de Aline Castella, coordenadora do Cinema360º e proponente do projeto. Nos bancos de dados da Cinemateca Brasileira, são mais de 200 menções à Petrópolis, fazendo da cidade uma referência quando o assunto é cinema e audiovisual. A ideia do projeto é resgatar essa memória audiovisual e influenciar novas produções cinematográficas.

    Serviço

    Uma câmera na mão e Petrópolis na cabeça – Última exibição do ano

    Onde: Galeria do Edifício Profissional – na Rua do Imperador, nº 970, no Centro 

    Quando: nesta quinta, às 20 horas

    Quanto: entrada franca

    Classificação: livre


    Últimas