• Projeto criado por alunos e professores no Vila Rica, em Itaipava, incentiva a reciclagem e tem destaque nacional

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2022 09:12
    Por Enzo Gabriel

    O professor é considerado instrumento de transformação na vida do aluno e, no Vila Rica, em Itaipava, é possível observar a interação acontecendo. Em 2019, na Escola Municipalizada Terezinha, a ideia de ter uma aula fora da sala, se transformou em um projeto premiado de reciclagem e sustentabilidade que envolve todo o bairro, tudo iniciado por alunos do 9º ano e pelos professores Ronaldo Yallouz e Ana Carolina Kapler.

    O “Vila Recicla” surgiu após alunos pedirem, de forma recorrente, para que tivessem uma aula fora da sala. Quando a oportunidade surgiu, a condição era fazer um registro de todos os problemas que observassem no bairro. A coleta de lixo foi a questão que mais chamou atenção. A partir daí, o projeto começou a ser desenvolvido, com a conscientização dos moradores feita pelos alunos, inicialmente, até a escola se tornar ponto de coleta na região. Atualmente, a instituição de ensino tem uma parceria com a empresa de coleta de lixo para a retirada do material separado de lá.

    “É a educação que sai do muro da escola. Não adianta conteúdo de dentro da escola que eles não saibam onde aplicar. Isso, no nosso projeto, foi muito importante: o protagonismo e a participação deles. Faz com que a própria comunidade participe do processo, os pais também se envolvam e eles conseguem visualizar a transformação que estão fazendo. Conseguem ver, na prática, uma mudança de comportamento, em benefício da própria comunidade”, conta Ana Carolina Kapler.

    Em 2020, o projeto conquistou o Prêmio Nacional de Aprendizagem Solidária na categoria Educação Básica II, vencendo mais de 200 outras iniciativas de todo o Brasil. Em 2021, a escola foi selecionada para integrar o programa “Escolas Solidárias”.

    A iniciativa foi destaque, este ano, no “Conte Sua História”, quadro divulgado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, dando a oportunidade de mostrar o projeto para todo o Brasil através das redes sociais.

    Últimas