• Projeto conscientiza estudantes da rede estadual sobre trauma

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Alunos assistem a palestras e aulas práticas no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, em uma iniciativa que visa à redução de acidentes no trânsito

    18/maio 09:09
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Alunos do Técnico em Análises Clínicas do Colégio Estadual Bangu participaram, na quarta-feira (15), do Projeto ‘Se liga, isso é trauma!’, lançado no Maio Amarelo, no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo conscientizar jovens de 15 a 29 anos sobre trauma, visando contribuir para a redução de acidentes e a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a segurança de todos. Ao longo do ano, mais escolas públicas participarão da iniciativa. 

    Fotos: Ellan Lustosa/Seeduc-RJ

    Durante o evento, os estudantes assistiram a palestras de diferentes parceiros, como a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Além disso, tiveram aulas práticas, fizeram visitas hospitalares e puderam estar expostos à realidade dos pacientes traumatizados, aprendendo sobre prevenção, primeiros socorros e segurança.

    “Colisões automobilísticas são uma das principais causas de lesões e óbitos entre os jovens, por isso a importância de programas de conscientização como o ‘Se liga, isso é trauma!’. Por isso, é fundamental abordarmos temas como o uso abusivo de álcool e drogas, o perigo do uso de celulares na direção, a importância do respeito às regras de trânsito e a direção segura para conscientizarmos os jovens”, destacou o major Evangelista, do Corpo de Bombeiros, que responde pelo comando do 25º Grupamento de Bombeiros Militar em Realengo.

    Sara Esmeraldino, aluna do módulo I Técnico em Análises Clínicas, destacou a importância de participar da ação. “O projeto foi essencial para informar, conscientizar, nos ensinar a lidar com situações de emergência e salvar vidas”, contou a jovem, que ganhou o certificado de participação no workshop.

    No evento, também foram abordados temas importantes da atualidade como violência doméstica e violência contra o idoso.

    Últimas