• Projeto coloca a mulher em destaque no cenário da música instrumental brasileira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/03/2021 16:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta quinta-feira (25), às 19h, será dia de live do Instrumental Brasileiras, projeto que promove e amplifica a participação da mulher na cena da música instrumental no país. Nesta live, haverá a participação das musicistas Ana Malta, Aline Gonçalves, Carol Panesi, Georgia Camara e Roberta Siviero que trocam experiências ao vivo com a mediação da historiadora, violinista e cantora, Carô Murgel. Iniciado e janeiro deste ano, o projeto propõe colocar em evidência a participação das mulheres na música instrumental no Brasil.

    Nesta última semana de realização, o projeto lança catálogo Instrumental Brasileiras, fruto do trabalho de pesquisa realizados pelas profissionais que atuaram no projeto. Esse material será apresentado na live desta quinta (25), às 19h. O evento terá programação ainda nos dias 29 e 30. A realização é viabilizada com recursos do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. O projeto é realizado em plataforma, no canal do Youtube, por onde são transmitidas as lives e oficinas sobre a música instrumental.

    No dia 29, entra no ar o podcast sobre a importância da flautista, arranjadora e compositora Léa Freire no universo da música instrumental. A gravação conta com a participação da flautista Maiara Moraes que vai debater sobre os álbuns: Ninhal (1997), Quinteto (1999), Cartas Brasileiras (2007), Vento em Madeira (2009), Arraial (2017) e Cine Poesia (2019).

    No último dia de realização, o Instrumental Brasileira exibe o videocliple coletivo “Mulheres no Arranjo Brasileiro”, quando Maiara Moraes apresenta o arranjo para uma música da compositora fluminense, a cavaquinista, Luciana Rabello. Participam do clipe as instrumentistas: Aline Gonçalves, Ana Malta, Carla Pronsato, Joana Queiroz e Mariana Zwarg.

    Programação:

    Dia 25/3 – Live: bate papo roca de saberes das profissionais da música, com mediação de Carô Murgel.

    29/3 – Podcast Instrumental Brasileiras

    30/3 – Lançamento Vídeo coletivo:
    Mulheres no Arranjo Brasileiro – Instrumental Brasileiras convida Maiara Moraes para arranjar uma música da compositora fluminense Luciana Rabello.

    Últimas