• Projeto Araras promove Oficina Gratuita com Ecotijolo nesta sexta (16)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Oficina gratuita faz parte da programação do 23º Festival de Limpeza de Araras

    Evitar que os resíduos plásticos acabem em aterros sanitários deve ser um compromisso de todos. Foi pensando nisso que o Projeto Araras decidiu promover, mais uma vez, uma oficina gratuita com ecotijolos produzidos com garrafas PET. O evento faz parte da programação do 23º Festival de Limpeza de Araras. 

    Por dentro do ecotijolo ou “ecobrick”

    O ecotijolo é um bloco de construção feito de garrafa PET preenchida de plástico limpo e seco. Atualmente, ele faz parte de uma das inúmeras soluções criativas e sustentáveis para reduzir os impactos no meio ambiente. Versátil, ele pode ser empregado de diversas maneiras no lugar do tijolo ou bloco convencional: na construção de móveis, bancos, pufes, mesas e até mesmo na construção de casas populares.

    Fotos: Divulgação

    As vantagens de usar o ecotijolo são muitas, já que ele é uma excelente alternativa para reutilizar o plástico que poderia acabar em aterros sanitários ou nos mares e oceanos; é útil como material de construção, devido a sua durabilidade, além de possibilitar a realização de construções de baixo custo. Como se não bastasse, o uso de ecotijolo ainda evita a liberação de CO2 na atmosfera, devido a não incineração do plástico. 

    As idealizadoras e facilitadoras da oficina são Erica Brotherwood e Camila Baffa, duas cariocas que escolheram Petrópolis para fincar raízes. Erica é uma arquiteta que abraça a permacultura, ou seja, a filosofia de trabalhar a favor e não contra a natureza. Além disso, ela é presidente do Projeto Araras. Camila é administradora e designer em sustentabilidade pelo Gaia Education. 

    Questionada sobre o que o público pode esperar da oficina criativa e ecológica, Erica explica que a experiência vai girar em torno da consciência ambiental. “Queremos mostrar na prática como todos nós podemos ressignificar os nossos resíduos inorgânicos. Já pensou na quantidade de lixo que produzimos em um só dia? E em um mês ou um ano, então? Na oficina o público será convidado a construir o ecotijolo, um tijolo feito a partir de garrafa PET. Nesta sexta, vamos ensinar não apenas o processo de produção, mas também suas formas de uso. Além disso, ao final da oficina, vamos sortear um lindo pufe!”, conta. 

    A Oficina de Ecotijolo está marcada para acontecer nesta sexta (17), às 14h. O local de encontro é no Salão Paroquial, no centrinho de Araras. 

    Foto: Divulgação

    Sobre o Projeto Araras

    O Projeto Araras é uma organização não governamental fundada em 4 de janeiro de 2001 por um grupo de moradores de Araras. A proposta de criação de uma entidade havia começado um ano antes, com a união coletiva em torno do evento Festival da Limpeza de Araras. Este evento foi montado pensando em unir o amor por Araras e a vontade de preservar o local, que está bem localizado numa região de Mata Atlântica preservada, inclusive com uma reserva biológica estadual. Também abriga o Monumento da Serra da Maria Comprida, que foi recentemente instituído por lei estadual. Grande parte de Araras está na zona da Área de Preservação Ambiental, a APA-Petrópolis.

    Últimas