• Projeto Araras lança ação para reflorestar áreas desmatadas de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/01/2021 15:28
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A ação ocorreu em Araras, com o plantio de Ipê Amarelo, na residência da presidente do Projeto Luisa Delgado de Carvalho e posteriormente no sítio de Erica Brotherhood, arquiteta e membro da diretoria do Projeto. A atividade deu início ao Programa Floresta Viva, que tem como objetivo reflorestar áreas do município.

    Segundo as integrantes do programa, a escolha da árvore Ipê tem um significado de resiliência e renovação para o ano de 2021. O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura. O mesmo também é conhecido como pau d’arco, porque antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa.

    Petrópolis tem muitos Ipês espalhados pela cidade, este da foto fica na Praça da Liberdade / Foto: Priscila Torquato/Arquivo pessoal

    A árvore Ipê é considerada a flor nacional que podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.

    A Engenheira Agrônoma Carolina Rodrigues, também como membro do Conselho Diretor, destaca a importância da ação como incentivo ao plantio de árvores, bem como o desenvolvimento do Programa Floresta Viva, que tem o objetivo de reflorestar áreas degradadas por queimadas na região.

    O Programa Floresta Viva começou a ser elaborado em agosto de 2020. A intenção é identificar áreas degradadas e promover o reflorestamento no local para recuperação do ecossistema recompondo fauna, flora e nascentes. Além do plantio de mudas específicas para cada área, o programa prevê a manutenção desses espaços por no mínimo 4 anos. O programa está em fase de arrecadação de verbas e/ou parcerias para execução das atividades. Os interessados podem entrar em contato com o Projeto Araras pelo telefone (24)2225-0383 ou pelas redes sociais.

    Últimas